Segunda-feira, 22 de outubro de 2007 - 15h51
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse nesta segunda-feira que é uma questão de tempo o vírus tipo 4 da dengue chegar ao Brasil:
- A dengue tipo 4 vai chegar, é só uma questão de quando vai chegar. Porque hoje com o encurtamento das distâncias, viagem de avião, comércio internacional, turismo, é praticamente impossível evitar que uma pessoa portadora do vírus 4 entre no Brasil - afirmou o ministro, lembrando que o tipo 4 não é o mais grave.
- Especialistas garantem que, mesmo que a doença entre agora, não seria um problema neste ano. Mas no ano que vem poderia haver um surto do tipo 4 - completou ele, durante encontro com sindicalistas da Força Sindical, em São Paulo.
Trata-se de uma variação do vírus da dengue com o qual os brasileiros ainda não tiveram contato, mas que já se manifestou em países que fazem fronteira com o Brasil, como a Venezuela. Três sorotipos da doença já são conhecidos dos brasileiros: o Den 1, o Den 2 e o Den 3. Atualmente, mais de 90% das pessoas que adquirem dengue são contaminadas pelo terceiro tipo de vírus.
Como não se pode eliminar o risco, o Ministério da Saúde tem feito o controle de casos da doença para detectar eventuais ocorrências do tipo 4, que pode ser trazido por turistas contaminados ou mosquitos transportados em cargas.
O governo federal já reconhece que há uma epidemia de dengue no país hoje, mas, se o tipo 4 conseguir cruzar a fronteira brasileira, a situação epidêmica pode ficar ainda mais grave. Apesar de todo o território nacional estar em perigo, existe atenção especial do governo com o Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos do país.
Fonte: O Globo
Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho
Com uma trajetória de 17 anos marcada por dedicação e inovação, a Clínica Sorriso Mágico, localizada na zona sul de Porto Velho, consolidou-se como
Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024
Fortalecimento da atenção primária à saúde, atenção a municípios com maiores índices de vulnerabilidade e olhar humanizado. Desde o início da atua
Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024
Ponto de atendimento de urgência e emergência, o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII) atendeu, no segundo semestre de 2024, quase 20 mi