Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Deputado Anderson quer retorno imediato de cirurgias de urgência, suspensas desde o início da pandemia

Parlamentar defende que essas cirurgias a voltem a ser realizadas para evitar filas no sistema de saúde


Deputado Anderson quer retorno imediato de cirurgias de urgência, suspensas desde o início da pandemia - Gente de Opinião

O deputado estadual Anderson Pereira (PROS) encaminhou ao poder executivo, com cópia para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), requerimento solicitando informações e providências quanto a realização de cirurgias eletivas (urgência), durante o estado de calamidade pública devido à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com sua justificativa, o parlamentar ressalta que as cirurgias eletivas, aquelas que podem ser feitas sem representar grandes danos aos pacientes, estão suspensas enquanto durar a pandemia. No entanto as cirurgias de urgência, aquelas que quando adiadas podem trazer sérios danos, por vezes até irreversível, causando a morte do paciente, seriam mantidas.

Ocorre que muitos pacientes tem relatado que não estão conseguindo o devido atendimento para a realização das cirurgias de urgência já prescritas em consultas médicas, o que vem causando inúmeros transtornos e aumento da enfermidade, bem como o risco de morte aos que precisam necessitam do procedimento cirúrgico.

Entretanto o parlamentar ressalta a importância do retorno imediato destas cirurgias, levando em consideração crescente número de pessoas que aguardam nas filas, evitando que os mesmos venham sofrer qualquer consequência ou agravamento de suas patologias.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o processo referente ao Aviso de Contratação nº 90127/2025 segue em andamento, pas

Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados

Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados

A epilepsia afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, representando um grande desafio diário para muitos pacientes. No primeiro episódio da nova temp

Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”

Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”

O governo de Rondônia reuniu centenas de ciclistas para o 3° Passeio Ciclístico, evento realizado em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, come

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)