Sexta-feira, 30 de março de 2012 - 05h47
O deputado Jesualdo Pires (PSB), em discurso proferido da tribuna da Assembleia Legislativa na manhã de ontem, quinta-feira (29), enfatizou a situação de calamidade apresentada pelo Hospital João Paulo II, de Porto Velho. Na ocasião, diversos deputados o apartearam e colocaram seus posicionamentos, acreditando que é chegado o momento de se olhar com maior atenção para o setor.
No entendimento do deputado Jesualdo Pires, a saúde pública chegou ao “fundo do poço”. Já o deputado Adelino Follador (DEM) comparou o hospital ao campo de concentração da era nazista, enquanto que o deputado Eurípedes Lebrão (PTN) criticou a falta de um hospital municipal. O deputado Ribamar Araujo, de forma enfática, cobrou a demissão do diretor do João Paulo II. A deputada Ana da Oito (PT do B) denunciou o estrangulamento do Hospital Infantil Cosme e Damião.
A série de pronunciamentos começou com o discurso do deputado Jesualdo Pires reportando-se sobre o vídeo divulgado em vários sites, de um paciente jogado próximo ao necrotério do Hospital João Paulo II e que saiam lavras de sua boca. “A saúde pública chegou mesmo num estágio degradante, no fundo do poço. Não tem como ficar pior. A Assembleia Legislativa tem feito a sua parte, aprovando todos os projetos encaminhados pelo Governo. É de se lamentar, pois o governador ao assumir prometia em 120 resolver esta questão, mas transcorrido mais de um ano, só piorou a situação. Também vale salientar a prática de vários prefeitos que empurram pacientes para Porto Velho. Cobro ainda e denuncio a irresponsabilidade da Prefeitura de Porto Velho, ao não assumir suas responsabilidades, pois aqui é a única capital do país que não conta com um hospital municipal”, disse.
O deputado Eurípedes Lebrão disse que o vídeo envergonhou o Estado, e demonstra mais uma vez o estado deplorável da unidade hospitalar, que pode ser comparado a um campo de concentração da era nazista. “Mas é uma vergonha não contarmos com um hospital municipal em Porto Velho”, complementou.
Na seqüência discursou o deputado Adelino Follador criticando algumas prefeituras do interior, e defendendo a transferência apenas de pacientes de casos de alta complexidade. Ele disse ser preciso apurar quem trouxe o paciente mostrado no vídeo, pois não era caso de ser internado no João Paulo.
A deputada Ana da Oito disse que apesar da enorme estrutura do Hospital Regional de Cacoal, pacientes estão sendo enviados para Porto Velho. Ela denunciou o estrangulamento no atendimento do Hospital Infantil Cosme e Damião e a falta de equipamentos para cirurgias no Hospital de Base Ary Pinheiro.
O último aparte foi do deputado Ribamar Araújo. Segundo ele está faltando comando, o problema é de gestão no Hospital João Paulo II. Ribamar também solicitou do governador Confúcio Moura a demissão imediata do diretor daquela unidade hospitalar filmado recentemente surtado e com fortes suspeitas de se encontrar drogado.
Fonte: ALE/RO
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis