Quarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Dia da Imunização reforça a necessidade de prevenção e proteção contra doenças

As vacinas fazem com que o sistema imunológico reaja e produza anticorpos necessários à defesa contra os agentes


As vacinas fazem com que o sistema imunológico reaja e produza anticorpos necessários à defesa contra os agentes - Gente de Opinião
As vacinas fazem com que o sistema imunológico reaja e produza anticorpos necessários à defesa contra os agentes

Hoje, 9 de junho, é celebrado o Dia da Imunização. A data busca conscientizar a população sobre a importância das vacinas e a necessidade de seguir os prazos do calendário vacinal de rotina para a probabilidade de contrair enfermidades como a caxumba, o sarampo, o tétano, a gripe, entre outras.

Autoridades em saúde pública apontam que manter a vacinação em dia, inclusive na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções. Ao entrarem no organismo, as vacinas, que possuem moléculas mortas ou atenuadas, fazem com o que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes, o que torna o corpo imune a eles e às doenças que eles causam.

Mesmo com tantos benefícios, a vacinação no Brasil vive um momento desafiador, onde a segurança e eficácia dos imunizantes têm sido contestadas, gerando queda acentuada nas coberturas vacinais e acendendo um alerta nas autoridades sanitárias brasileiras e também mundiais.

Para descentralizar a vacinação, foram planejadas ações em escolas, órgãos públicos, e outros espaçosPara descentralizar a vacinação, foram planejadas ações em escolas, órgãos públicos, e outros espaços

Em Porto Velho, a Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tem buscado alternativas para elevar a cobertura vacinal e proteger a população do adoecimento.

Em alusão ao Dia da Imunização, a Divisão de Imunização mobilizou toda equipe para planejar e executar as ações descentralizadas, entre elas estão: vacinação nas escolas, em órgãos públicos municipais, estaduais e federais, hospitais públicos e privados, conjuntos de moradias populares, mutirão nos distritos, entre outras atividades.

Elizeth Gomes, coordenadora da Divisão, explica que a estratégia foi realizar o mês da imunização, intensificando o serviço de vacinação descentralizado. O resultado foi a aplicação de 5.100 vacinas aplicadas nas ações desenvolvidas até agora.

“O dia da imunização deve ser lembrado todos os dias, pois é uma forma de autocuidado e também preocupação com o próximo como família e amigos. As vacinas de rotina e campanha estão disponíveis nas unidades de saúde e devemos ter a consciência de que se não nos protegermos, doenças consideradas extintas podem voltar, como é o caso de sarampo e rubéola, por exemplo”.

A rede municipal disponibiliza 17 tipos de vacinas no calendário vacinal de rotina, que devem ser aplicadas desde o recém-nascido, criança, adolescente, adulto até o idosoA rede municipal disponibiliza 17 tipos de vacinas no calendário vacinal de rotina, que devem ser aplicadas desde o recém-nascido, criança, adolescente, adulto até o idoso

VACINAÇÃO DE ACAMADOS

O serviço de atendimento domiciliar é oferecido durante todo o ano para pessoas que possuem dificuldade de locomoção e não tem condições de custear o transporte até uma unidade de saúde. A equipe que realiza o serviço é composta por vacinadores, assistente social e enfermeiro.

VACINA DE ROTINA

É a que segue o calendário recomendado pelo Ministério da Saúde para que o paciente seja imunizado nas idades recomendadas. Em Porto Velho, a rede municipal disponibiliza 17 tipos de vacinas no calendário vacinal de rotina, que devem ser aplicadas desde o recém-nascido, criança, adolescente, adulto até o idoso. É importante que o cidadão cuide do cartão de vacina e verifique regularmente a necessidade de atualizar a proteção.

Além de serem vacinadas nas idades recomendadas pelo calendário do Ministério da Saúde, as pessoas também devem receber as vacinas oferecidas nas campanhas de vacinação. Isto é, uma não exclui a outra

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Acontece somente em determinado período do ano e tem como foco a prevenção de uma doença, como, por exemplo, a campanha contra a poliomielite e a campanha contra a gripe, que acontecem todo ano.

Em Porto Velho, a vacina contra a influenza e Covid-19 seguem disponíveis em todas as unidades de saúde, das 8h às 18h, exceto na Vila Princesa e Santo Antônio que vai de 8h às 12h. Saiba os endereços aqui.

Confira o Calendário Nacional de Vacinação indicado para cada fase da vida.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho

Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho

Com uma trajetória de 17 anos marcada por dedicação e inovação, a Clínica Sorriso Mágico, localizada na zona sul de Porto Velho, consolidou-se como

Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024

Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024

Fortalecimento da atenção primária à saúde, atenção a municípios com maiores índices de vulnerabilidade e olhar humanizado. Desde o início da atua

Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024

Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024

Ponto de atendimento de urgência e emergência, o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII) atendeu, no segundo semestre de 2024, quase 20 mi

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)