Quarta-feira, 30 de maio de 2018 - 11h40
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) enfrenta queda no número de doadores de sangue desde o final da última semana, com a paralisação dos caminhoneiros que refletiu no abastecimento de combustível em todo o Estado. Calcula-se que a redução no número de doadores na Capital seja de 40% e no interior chega à marca de 50%, o que ocasionou uma grande preocupação quanto ao estoque para atender a demanda de todo o Estado.
Conforme explica a médica hematologista da Fhemeron, Ana Carolina, a situação pode se agravar nos próximos dias caso o cenário for mantido. Ela ressalta a urgência em coleta de sangue dos tipos O, A e B negativo, pois o atual estoque não seria suficiente para atender a demanda do final de semana. O problema também se agrava em relação à coleta de concentrado de plaquetas, devido ao estado crítico do estoque, com apenas 11 bolsas do tipo O positivo para atender todo o Estado. “Temos recebido poucas pessoas para doação desde a última semana. Até a coleta externa foi afetada. Não é que as pessoas não queiram vir, elas não estão conseguindo se deslocar”, disse.
Por esse motivo, o presidente da Fhemeron, João Ricardo, pede que mesmo com as dificuldades da paralisação, a população se dirija aos pontos de doação, para não deixar o estoque em situação preocupante. “Estamos acompanhando com muita atenção o problema. Sabemos das dificuldades das pessoas, mas contamos com o apoio da população, conforme as possibilidades de cada um, para que procurem uma unidade da hemorrede para que possam doar sangue e salvar vidas”, disse o presidente.
Devido ao feriado de Corpus Christi, não haverá expediente nas unidades da hemorrede. Na sexta-feira, dia 1º, haverá atendimento em todas as unidades do Estado nos horários de 7h15 às 12 horas. No sábado, somente o Hemocentro de Porto Velho estará funcionando das 7h15 às 12 horas.
COMO DOAR
Para doar é preciso ter entre 16 (acompanhado dos responsáveis) e 69 anos, passar por uma breve entrevista e ser considerado apto nos exames solicitados Também é necessário estar em boas condições de saúde; pesar mais de 50 quilos; descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas horas que antecedem a doação); e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé