Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

DPOC é apontada como a 4ª causa de mortalidade no mundo


Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e asma foram os temas abordados  no Simpósio de Pneumologia ocorrido na última sexta-feira (10) na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), que contou com a participação do Dr. José Roberto Jardim, pós doutorado em Fisiopatologia Respiratória pela Universidade McGill do Canadá e também do Dr. Aldo de Albuquerque Neto, especialista em Pneumologia pela Universidade Federal de São Paulo.DPOC é apontada como a 4ª causa de mortalidade no mundo - Gente de Opinião

Quem deu início ao evento foi o presidente do Cremero, Dr. Cleiton Bach, que agradeceu a presença de todos os estudantes e profissionais da saúde e ressaltou a importância do simpósio que integra o projeto de Educação Médica Continuada. “Muita gente tem essas doenças e desconhecem. Sabemos que o diagnóstico muitas vezes é negligenciado, e consequentemente o tratamento não é ofertado” ressaltou o presidente.

A DPOC é uma doença progressiva que dificulta a respiração e se apresenta com maior frequência nos fumantes maiores de 40 anos de idade. Ela é diagnosticada através de um teste de espirometria, no qual os pacientes expiram profundamente em um tubo conectado a uma máquina que realiza uma leitura da função pulmonar. 

“Apesar de ser uma doença inflamatória e progressiva, ela é tratável. Além do tratamento farmacológico existe o tratamento não farmacológico e é aí que entra a importância do exercício físico. Como não existe centro de reabilitação o suficiente nem no Brasil nem no mundo, o ideal é que o paciente pare de fumar ou de ficar exposto a fumaças de lenhas ou de produtos químicos e comece a caminhar quarenta minutos, quatro vezes por semana. O exercício prepara o músculo para viver com menos oxigênio, permitindo a reabilitação pulmonar” explicou Jardim. 

O médico palestrante apresentou ainda dados importantes sobre a doença no país. De acordo com ele, a doença ainda é subdiagnosticada no Brasil. 80% das pessoas que tem a DPOC são fumantes. Quatro milhões de pessoas no Brasil tem a doença e 70% delas nem sabem disso. “Sem diagnóstico, elas não terão a chance de receber a orientação adequada” salientou Dr. José Roberto que ainda apontou dados sobre a asma no país. “Dez porcento da população brasileira tem asma. Isso dá um número total de 20 milhões de pessoas asmáticas e só 10% dessa população está com a doença controlada” finalizou.

Tabagismo no Brasil

Segundo Dr. Aldo Neto, algumas pessoas apresentam poucos sintomas da DPOC e a doença tem contribuído diretamente no custo social do mundo. O especialista afirmou que o tabagismo está em queda não só em Rondônia, mas em todo o país. “Isso envolve muitos aspectos que vão desde ao custo do cigarro até a questão das grandes campanhas educativas. Para você ter uma ideia, é considerado tabagista uma pessoa que já tenha fumado 100 cigarros” ressaltou.

Na contrapartida, o portal da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que 100 mil pessoas tornam-se fumantes a cada dia. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da feminina fumam. “Qualquer pessoa, fumante ou não, que apresentem tosse, falta de ar, excesso de produção de escarro ou catarro e outros sinais de dificuldades respiratórias devem imediatamente procurar um médico” finalizou Dr. Aldo.

Fonte: Renata Vannier

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Serviços e especialidades médicas para tratamentos mais complexos são oferecidos na Policlínica Oswaldo Cruz

Serviços e especialidades médicas para tratamentos mais complexos são oferecidos na Policlínica Oswaldo Cruz

A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)