Terça-feira, 25 de maio de 2010 - 18h14
O Conselho Federal de Medicina (CFM) apontou nesta terça-feira, durante visita de sua diretoria a Porto Velho, capital de Rondônia, duas alternativas para melhorar o sistema de saúde no Brasil. A primeira é criar a carreira de estado para os médicos brasileiros e a segunda é a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 29 – paralisada nos escaninhos do Congresso Nacional – garantindo maior aporte de recursos para o Governo financiar o setor.
De acordo com o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, com essas medidas se resolveria a questão da falta de médicos em pequenos municípios e a tão alegada falta de recursos financeiros para ampliar o atendimento à população. Em visita a Rondônia com toda sua diretoria para cumprir mais uma etapa do programa de gestão itinerante implantado na atual gestão, a diretoria do CFM se reuniu com diretoria e conselheiros do CRM e visitou o maior hospital do Estado – um dos maiores da Amazônia, o hospital de Base Ary Pinheiro.
Mas essas medidas, aponta o presidente do CFM, terão de se acompanhadas de várias outras políticas públicas para tirar o setor de saúde do eterno déficit que se verifica em todas as regiões do país. Algumas delas, segundo Roberto d’Ávila, são bem conhecidas como ampliar a atenção à saúde básica e melhorar a capacitação dos gestores públicos e dos funcionários da saúde como um todo.
Acrescentando que o objetivo da visita a Rondônia – assim como nos outros estados – é aprofundar o conhecimento da realidade da saúde brasileira, a diretoria do CFM se reuniu com o secretário estadual de Saúde, Milton Moreira e debateu com os conselheiros do Cremero questões relacionadas à qualidade do ensino médico, problema de local para estágios dos acadêmicos de medicina e as condições de trabalho oferecidas aos médicos.
A comitiva do Conselho Federal de Medicina que chega a Rondônia na próxima terça-feira é composta pelos seguintes diretores: Roberto Luiz D'Ávila – presidente; Carlos Vital – vice-presidente; José Hiran da Silva Gallo – tesoureiro; Frederico Henrique de Melo – 2º tesoureiro; José Fernando Maia Vinagre – corregedor; José Albertino Souza - vice-corregedor; Henrique batista e Silva – secretário-geral; Desire Carlos Callegari – 1º secretário; Aloísio Miranda – 2º vice-presidente.
Carlos Araújo – MTb 162-RO
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu