Quinta-feira, 20 de dezembro de 2018 - 12h49
Foram 58 cirurgias gratuitas
em pacientes com fissura labiopalatina
Fazer
o outro se sentir melhor, proporcionar mais qualidade de vida, resgatar a autoestima
e devolver sorrisos, podem resumir bem, o trabalho da ONG Operação Sorriso.
Presente no país desde 1997, a Operação Sorriso é uma das maiores organizações
médicas voluntárias do mundo. Realizam missões cirúrgicas para operar,
gratuitamente, crianças e adultos carentes com deformidades faciais – em
especial, lábio leporino e fenda palatina.
“Estamos muito felizes por atingir esse marco de 5 missões humanitárias em Porto Velho! Graças ao apoio de empresas como a ESBR, garantimos para a cidade a realização de um programa humanitário por ano até 2021”, comemora Charles Rosenburst, Diretor Executivo da Operação Sorriso. Segundo ele, a ONG também segue focada no treinamento de especialistas locais que serão responsáveis pelo tratamento continuado dos pacientes das missões.
Feliz mesmo está Gislaine Ferreira. Mãe do Pietro, que com apenas um ano e nove meses já passou por duas cirurgias neste ano, ambas proporcionadas pela Operação Sorriso. A primeira foi realizada em fevereiro e corrigiu o lábio leporino. A segunda, feita no dia 12 de dezembro, corrigiu o palato. “Foi tudo bem, graças a Deus. A minha satisfação é 100%, só felicidade. A equipe é maravilhosa, só tenho que agradecer”, conclui Gislaine.
O Diretor Administrativo da ESBR, Júlio Freitas, conta que a parceria com a ONG surgiu durante uma das missões realizadas, Anteriormente, em Porto Velho. “Conhecemos a Operação Sorriso aqui em Porto Velho durante uma missão e desde o início foi uma iniciativa que nos chamou atenção e nos motivou a apoiar. Hoje, o sentimento é de completa satisfação, pois sempre buscamos ser assertivos nos nossos investimentos sociais e esta é uma causa de muita importância para a população”, destaca Freitas.
Por trás dessa ação, contudo, existem muitos sorrisos de satisfação e também muito esforço, entrega e doação. Tudo feito a várias mãos por um grupo de voluntários unidos em prol de um bem maior comum. Em Porto Velho, o grupo é coordenado por Maria José Micheletti, voluntária da ONG há alguns anos, e uma parte de seu trabalho é arrecadar alimentos para a semana de cirurgias na cidade. A ESBR contribuiu ativamente com a campanha, arrecadando diversos itens doados por empregados da Empresa, tanto aqueles que atuam na UHE Jirau quanto aqueles lotados na sede do Rio de Janeiro, além da ajuda dos moradores de Nova Mutum Paraná. Todos colaboraram na alimentação dos pacientes e acompanhantes durante esta 5ª missão. Além disso, durante esta semana de missão, voluntários da Empresa também doaram um pouquinho do seu tempo para ajudar o próximo.
O Gerente de Meio Ambiente da ESBR, Veríssimo Alves, compartilha do pensamento que doar tempo e conhecimento em trabalhos voluntários faz a diferença na vida de quem precisa e, sobretudo, é uma satisfação pessoal. “Tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas envolvidas no trabalho da ONG Operação Sorriso e é um trabalho fantástico! Participando com a nossa disposição em ajudar em algo, estamos recebendo, muito mais, do que doando. É gratificante ver todas essas pessoas engajadas em tornar a vida do outro, melhor”, ressalta Veríssimo.
VISITA À UHE JIRAU
Na semana da 5ª missão em Porto Velho,
representantes da ONG Operação Sorriso no Brasil não poderiam deixar de
conhecer a UHE Jirau. Então, aproveitaram um tempinho no dia 11 para uma visita.
Foram recepcionados pelo Diretor Administrativo Júlio Freitas, o Gerente de
Meio Ambiente e Socioeconomia, Veríssimo Alves, pela Coordenadora de
Socioeconomia, Juliana Silva, e pela Analista de Relações Institucionais,
Daiana Costa.
Assim, conheceram as estruturas da Usina e também um pouco das ações socioambientais realizadas pela ESBR, concluindo o trajeto no Centro Cultural de Nova Mutum Paraná, onde estão expostas as peças arqueológicas que foram resgatadas no período de construção da UHE Jirau.
O Diretor Executivo da ONG Operação Sorriso, Charles Rosenburst, disse se sentir orgulhoso pela parceria com a ESBR. “É uma Hidrelétrica gigantesca, muito bacana, mas o que nós podemos ver nessa visita de mais impactante é a obra que a companhia fez no entorno, o impacto positivo e o quanto continua fazendo pela comunidade. Seria ótimo se todas as organizações tivessem esse tipo de iniciativa para a gente ter uma comunidade apoiada de forma tão sustentável. Tenho certeza de que, da mesma maneira que nós transformamos sorrisos, a ESBR está transformando muitas vidas. Estou super bem impressionado”, enfatiza Charles.
Galeria de Imagens
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu