Terça-feira, 10 de dezembro de 2024 - 18h54
A população atendida nos hospitais públicos de Rondônia e os profissionais da saúde têm o que comemorar com a entrega do Instituto de Educação em Saúde Pública (Iespro), realizada pelo governo do estado, na segunda-feira (9), em Porto Velho. A instituição tem a missão de aperfeiçoar os servidores municipais e estaduais para prestarem melhores serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e salvar vidas.
O Instituto, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), representa uma conquista histórica para o estado, como espaço institucional de qualificação permanente dos trabalhadores da saúde. O governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou que, o Iespro nasce com a missão de proporcionar melhorias na eficiência do cuidado e assistência na área de saúde. O aperfeiçoamento dos profissionais que atuam nos hospitais públicos irá refletir no acolhimento e tratamento de saúde da população com dedicação e qualidade técnica.
”A transformação do Cetas em Instituto de Educação em Saúde Pública de Rondônia representa um salto no fortalecimento da promoção de melhorias na vida da população. Com essa inovação, todos os profissionais de saúde passam a ser atendidos, desde o nível técnico ao superior. Rondônia tem tudo para capacitar os profissionais do setor, com qualificação contínua e condições para desenvolvimento das habilidades, e servir bem o cidadão”, ressaltou Marcos Rocha.
EVOLUÇÃO
Durante 20 anos, o local funcionou como Centro de Educação Técnico-Profissional na Área da Saúde (Cetas), capacitando apenas profissionais com ensino médio. Com a alteração para Instituto, por meio da Lei Complementar nº 1.248, passa a atender profissionais também de nível superior, além de passar a acolher a comunidade para compartilhamento de saberes na área da saúde, a exemplo de instruções para primeiros-socorros. A unidade está localizada na Avenida dos Imigrantes, nº 4.125, no Bairro Industrial.
O ambiente impressiona pela modernidade, tecnologia e boas práticas, sendo composto por 4 salas de aula amplas; laboratório de informática; laboratório de simulação realística, inclusive com simulação de atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI); biblioteca equipada com computadores; auditório com capacidade para 50 pessoas; sala de professores; e mais de 15 salas para serviços administrativos, entre outras repartições.
CONQUISTA
Os profissionais de saúde comemoram a conquista e esboçaram toda a satisfação com a entrega oficial do Iespro. Para o titular da Sesau, Jefferson Rocha, o Instituto eleva Rondônia para o patamar da educação em saúde pública. ”A unidade representa evolução na assistência de saúde, com uma estrutura capaz de oferecer as melhores práticas, tanto laboratoriais quanto hospitalares”, evidenciou.
A diretora-geral do Instituto, Luciene Carvalho, salientou o impacto positivo do Iespro. ”A instituição é a Casa da Educação Permanente em Saúde, para ajudar todos os profissionais da área a empregarem melhor as suas habilidades, e assim, fazer a diferença para o atendimento do usuário do SUS. Ter profissionais adequadamente preparados demonstra o empenho do governo de Rondônia em salvar vidas”, frisou.
O Instituto trabalha com quatro programas de qualificação, passando a acolher residências médicas :
A cerimônia de entrega do Iespro foi marcada, ainda, pela presença de autoridades estaduais, especialmente de profissionais de renome na área de saúde, que comemoram esse avanço para o crescimento da saúde pública de Rondônia.
Secretário Jefferson comenta o aumento de casos de Covid e situação do João Paulo II
Veja a reportagem:
Lentes de contato dental: Especialista brasiliense explica os benefícios do procedimento
Com mais homens e mulheres preocupados com a saúde dental, as lentes de contato dental estão se tornando cada vez mais comuns entre os sorrisos bras
Varizes - o que são, sintomas, causas, tipos e tratamentos adequados
Veja entrevistas:
Residência em Medicina de Emergência de Rondônia ganha bolsas do Ministério da Saúde
Com o objetivo de formar médicos especialistas para atender às demandas da população, o Programa de Residência em Medicina de Emergência foi o único