Sexta-feira, 17 de outubro de 2008 - 22h45
Com objetivo de melhorar a qualidade do atendimento em saúde, o governo de Rondônia está avaliando o funcionamento de 16 Hospitais de Pequeno Porte (HPP). O trabalho será realizado por uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). As vistorias começaram nesta semana nas unidades de Itapuã DOeste, Cujubim e Campo Novo de Rondônia. A meta é terminar o levantamento dos 16 hospitais até o início do mês de dezembro.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, que coordena as vistorias, os Hospitais de Pequeno Porte são essenciais para a estrutura pública de saúde. Nosso objetivo é avaliar a capacidade e a qualidade dos serviços prestados nas 16 unidades. O governo de Rondônia, em parceria com o Ministério da Saúde, também está investindo na melhoria do atendimento. Em 2008 implantamos um programa de repasses financeiros para HPPs. O investimento anual, definido através de parâmetros populacionais, é de mais de 03 milhões de reais, explicou Milton Moreira.
A vistoria começa pela unidade da Itapuã DOeste, que em 2008 receberá aproximadamente 180 mil reais para a gestão hospitalar. Em seguida será avaliado o HPP de Cujubim. No município o investimento anual é de mais de 140 mil reais. A primeira etapa de verificação termina em Campo Novo de Rondônia, onde o programa de repasses financeiros investirá, neste ano, R$ 335 mil reais.
Fortalecer o setor de saúde em pequenos municípios - A meta da administração Ivo Cassol é, de maneira descentralizada, fortalecer o setor de saúde em pequenos municípios. Os repasses financeiros são utilizados na gestão hospitalar. Do total, 20% para a complementação do pagamento de recursos humanos, outros 20% para serviços, 10% em diárias para equipes de saúde da família e 50% para materiais de consumo. Os valores repassados são definidos em relação ao número de habitantes de cada município, destacou o secretário da Sesau.
Nos próximos dias a equipe da Sesau fará vistorias nas unidades de Alto Alegre dos Parecís, São Felipe e Parecís. A avaliação abrangerá ainda hospitais de pequeno porte nos municípios de Alto Paraíso, Cabixi, Cacaulândia, Nova União, Pimenteiras do Oeste, Primavera de Rondônia, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.
Fonte: Decom
Em meio ao estado de emergência na saúde decretado pela Prefeitura de Porto Velho, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN/SUS) deu continuidad
Médico Luiz Maiorquim é eleito presidente do Simero
Veja a reportagem:
Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública
Nesta terça-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho apresentou os profissionais da Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde que estão na capital, a
Fiscalização do TCE-RO melhora atendimento nas UPAs de Porto Velho, mas revela falhas graves
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou fiscalizações, neste sábado (1º/2), em unidades de saúde de Porto Velho. O trabalho per