Quinta-feira, 28 de abril de 2016 - 16h54
O vírus da raiva foi detectado em morcego encontrado por morador em Porto Velho em cima do sofá de sua casa, no bairro Aponiã, no início do mês de abril. De acordo com o Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ), o vírus foi confirmado neste mês, após exames realizados no animal, no Estado do Pará.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), alerta à população que o vírus rábico está circulando em Porto Velho, portanto, imunizar os animais domésticos como: gatos e cachorros, é importante para evitar a contaminação dos animais e consequentemente transmitir aos seres humanos o vírus encontrados nos morcegos.
De acordo com o DCZ, ao encontrar morcegos não entre em contato direto com o animal, caso perceba comportamentos alterados como: voos durante o dia, caminhando ao chão, escondendo-se por trás de imóveis ou aparentemente mortos, jamais capturá-los ou permitir que os animais domésticos entrem em contato com esses animais.
Na região que forem encontrados os animais, acionar imediatamente o Departamento de Controle de Zoonoses, que será disponibilizado uma equipe para fazer o recolhimento desses animais. Os telefones de contato com o DCZ são: 3901-2878 e 3901-2874. Algumas precauções são importantes como: colocar telas nas janelas, fechar buracos nas paredes etc.
“A vacinação dos animais domésticos é a medida mais eficiente para evitar a contaminação, portanto, leve seu animal até o DCZ na Avenida Mamoré e faça a vacinação de seu cachorro e gato caso não tenha feito. Estamos funcionando de segunda a sexta em horário comercial”, reforça o chefe de zoonose de animais, Rudolf Cristian.
Sobre a doença
A raiva é uma disfunção viral, de acordo com o Ministério da Saúde o vírus atinge o sistema nervoso dos animais. Em contato com os seres humanos pode levar rapidamente a morte. A forma mais comum da contaminação é através da saliva ou mordidas dos animais.
Texto Joéliton Menezes | Fotos Divulgação
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé