Terça-feira, 26 de julho de 2016 - 16h17
A professora Laíde de Aguiar teve seu primeiro contato com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) em 2003, quando sua avó precisou de bolsas de sangue. Desde então ela doa sangue de quatro em quatro meses, além de levar amigos e familiares para repetir o gesto.
“Eu trabalho à tarde, e pela manhã eu estou livre. Então sempre venho quando posso. É importante ajudar às pessoas que precisam”, relatou Laíde.
Com o lema “A vida não sai de férias” a fundação convida toda a população, empresas e instituições que possam colaborar com o estoque de sangue que se encontra abaixo do adequado. A proposta é conscientizar outras pessoas a se tornarem doadoras assíduas. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90. “Pacientes nós temos todos os dias, e a Fhemeron se preocupa em não deixar faltar sangue”, ressaltou Maria Luíza, assistente social.
Empresas e instituições interessadas em fazer parceria com o hemocentro podem ligar no 0800 642 5744 ou no 3216 2234. A fundação se dispõe a ir até o local solicitado para explicar a importância e o procedimento da doação, além de oferece transporte e, dependendo da quantia de doadores, pode até abrir em um horário diferenciado. Porém, não é feita a coleta externa, pois a melhor estrutura para a doação é na Fhemeron.
Para doar sangue basta procurar o hemocentro de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h; e nos sábados das 8h às 12h, na avenida Governador Jorge Texeira, 3766, em Porto Velho, desde que esteja saudável e tenha dormido pelo menos 6h nas últimas 24h. Além disso, deve-se evitar alimentos gordurosos nas 4h que antecedem a doação e bebidas alcoólicas nas 12h. Doadores de 18 a 69 anos devem pesar no mínimo 50 quilos e levar um documento de identificação com foto. Adolescentes de 16 e 17 anos também podem doar, desde que estejam acompanhados dos pais ou do responsável legal.
Fonte
Texto: Êrica Blanc
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
TCE-RO fiscaliza hospital e unidades de saúde no fim de semana para melhorar atendimento à população
As permanentes inspeções do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) seguiram, na tarde deste sábado (11/1), em unidades de pronto-atendime
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista: