Segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 - 05h53
Porto Velho - Com a finalidade de abastecer o estoque do Banco de Sangue da Fundação de Hematologia de Rondônia (Fhemeron), o Governo de Rondônia, através Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), continua com a campanha: “Estenda seu braço, doe sangue e salve vidas”.
De acordo com o presidente da Fhemeron, Ted Wilson, a campanha está sendo realizada para reforçar o estoque e dar suporte aos mutirões de cirurgias que serão realizadas no Pronto Socorro João Paullo II e Hospital de Base Ary Pinheiro: “Estamos nos antecipando ao mutirão. Quando as cirurgias começarem em maior escala estaremos preparados para atender a demanda, para isso precisamos de doadores”, enfatizou Wilson.
Para garantir novas coletas a Fhemeron firmou parcerias com instituições como o Corpo de Bombeiros, Policia Militar e Base Aérea.
De acordo com a assistente social Maria Luiza Pereira toda doação é bem vinda e a instituição está de portas abertas para firmar novas parcerias. “Estamos aqui a espera de doadores, seja iniciativa individual ou coletiva, através de parcerias, o importante é contribuir. Com esse gesto simples vidas podem ser salvas”, disse Luiza.
Além de doar sangue e salvar vidas o doador passa por uma análise completa. Todo sangue coletado é examinado para identificação de doenças transmissíveis pelo sangue como sífilis, hepatites, doenças de Chagas, AIDS, malária, HTLV e hemoglobinas anormais, além da classificação do fator RH. A doação de sangue não causa nenhum problema ao organismo.
Quem pode doar?
Qualquer pessoa saudável com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos pode doar sangue. O candidato deve estar bem alimentado e munido de documento original com foto. Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, seja portador de hepatite B, hepatite C, Aids e usuários de drogas injetáveis.
O banco de sangue da Fhemeron fica localizado na Avenida Jorge Teixeira, bairro Industrial, ao lado do Hospital de Base em Porto Velho.
Fonte: Decom / Cristiane Cruz
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis
Vilhena (RO) contará com nova Unidade Básica de Saúde de porte V
O município de Vilhena, em Rondônia, será beneficiado com a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte V, aprovada no Novo Programa de A