Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Fhemeron realiza exames para tratamento de hemofilia


O trabalho será desenvolvido pela Fundação Hematológica de Rondônia (Fhemeron), que na última semana capacitou, em Porto Velho , cinco técnicos para realização das análises laboratoriais. A qualificação foi ministrada por especialistas da Federação Brasileira de Hemofilia, da Unicamp e do Ministério da Saúde (MS).

“A administração estadual está qualificando e ampliando os atendimentos oferecidos à população. A Fhemeron é um exemplo dessa determinação, pois a unidade não atua somente com coletas, transfusões e preparo de derivados. A fundação também está envolvida na identificação e no tratamento de doenças do sangue. Esse diferencial é determinante para os pacientes”, afirmou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

A capacitação é parte do projeto Pro-Hope, da Federação Brasileira de Hemofilia. Com a qualificação os exames serão todos realizados no laboratório de coagulação da Fhemeron, em Porto Velho. Anteriormente os testes eram enviados para análises em outros Estados. Os exames para a dosagem dos fatores de coagulação serão feitos em kits específicos.

Acompanhamento de pacientes pela Fundação

Segundo o presidente da Fhemeron, José Ferreira Martins, a parceria com as instituições é positiva para população. “Com a realização dos exames e do acompanhamento de pacientes pela fundação daremos maior agilidade de identificação de novos casos e atenderemos com mais qualidade, os portadores da doença. A nossa rede está preparada para encaminhar, para a Capital, todas as pessoas que necessitem de tratamento em hemofilia. A rede Fhemeron atua, com 19 agências transfusionais e 07 unidades de coleta e transfusão”, destacou.

A hemofilia é uma alteração genética e hereditária caracterizada por problemas na coagulação sanguínea. Não há cura, controla-se a doença com injeções regulares dos fatores de coagulação. A hemofilia incapacita o organismo de controlar sangramentos, que podem ser externos, se a pele é danificada por um corte ou abrasão, ou internos, em músculos, articulações ou órgãos.

Fonte: A/I SESAU 

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o processo referente ao Aviso de Contratação nº 90127/2025 segue em andamento, pas

Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados

Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados

A epilepsia afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, representando um grande desafio diário para muitos pacientes. No primeiro episódio da nova temp

Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”

Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”

O governo de Rondônia reuniu centenas de ciclistas para o 3° Passeio Ciclístico, evento realizado em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, come

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)