Terça-feira, 19 de junho de 2018 - 15h59
Teve início na manhã de terça-feira, dia 19, o curso de formação de avaliadores para o Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede (PNQH), direcionado para a atualização dos profissionais que atuam nos Hemocentros do Estado tendo como meta ampliar os conhecimentos e a integração para melhorar a qualidade do serviço prestado. É nesse sentido que a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) reuniu biomédicos, médicos, enfermeiros e outros profissionais para as palestras que acontecem no auditório do Corpo de Bombeiros, localizado na Avenida Campos Sales.
O presidente da Fhemeron, João Ricardo, fez a abertura do evento destacando que o objetivo é promover a qualificação dos profissionais com a finalidade de prestar assistência hematológica e hemoterápica à rede de serviços de saúde. As palestras estão sendo ministradas por representantes da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH), do Ministério da Saúde, Jane Terezinha Martins e Maria de Lourdes Martins de Carvalho.
Conforme apresentado na programação, o curso aborda temas tais como: importância do diagnóstico situacional do PNQH; processos de trabalho e estrutura de uma agência transfusional; cultura, mudança e processo de gestão; aspectos comportamentais e educacionais do processo de avaliação.
As atividades no auditório do Corpo de Bombeiros se estenderão durante toda está quarta-feira tendo início às 8h30 com as discussões sobre aplicação do instrumento PNQH/PEQH; simulação de avaliação com uso do instrumento no PNQH; discussão em plenária sobre a prática de auto-avaliação, utilização do instrumento, tratamento de não conformidades, plano de ação. Na quinta-feira, 21, será efetuada a parte prática com atividades que serão desenvolvidas na própria Fhemeron.
O Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede (PNQH) é um programa estratégico da CGSH criado com o intuito de promover o aperfeiçoamento técnico e gerencial dos serviços de hematologia e hemoterapia do país, a partir do diagnóstico situacional obtido por meio dos ciclos de avaliação.
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis