Sexta-feira, 8 de abril de 2016 - 14h14
A equipe da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) continua preocupada com a baixa do estoque de sangue da unidade, que tem recebido uma média de 40 a 60 doadores/dia, quando precisa de no mínimo 100 doações para manter-se equilibrado.
A assistente social da unidade, Maria Luíza Pereira, ressaltou que o hemocentro está precisando de doações de todos os tipos sanguíneos. “A doação de sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas. Precisamos sensibilizar um número maior de pessoas para que venham doar”, afirmou.
Um dos motivos da baixa do estoque é o aumento de cirurgias realizadas no Estado de Rondônia, em 88% nos últimos quatro anos, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Com o aumento de cirurgias, consequentemente aumenta o número de transfusão de sangue.
Maria Luíza solicitou, ainda, que as doações sejam um ato contínuo, e não apenas quando há mobilizações por parte de familiares dos pacientes que precisam com urgência ou campanhas institucionais.
COMO DOAR
A Fhemeron funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; e aos sábados das 7h às 12h. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum, não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas e sentir-se bem, com saúde.
Quando o doador chega à instituição, ele faz o cadastro na recepção e recebe uma hidratação feita à base suco, café com leite e biscoitos, antes mesmo da doação. Depois o doador passa por uma triagem de verificação dos sinais vitais, onde são aferidos a pressão e o peso; e uma triagem clínica para verificação das condições de saúde pelos enfermeiros.
Na sala de coleta de sangue, o doador é acompanhado por médico e enfermeiros durante a doação que dura em média 15 minutos. Após a doação, é oferecido um lanche reforçado, com sucos, sanduíches, iogurtes e mingau. “Nenhum doador sai da doação sem se alimentar, mesmo que ele não queira comer nada, nossa equipe cuida para que ele se hidrate ao menos com líquidos, sucos e bastante água, garantindo seu bem-estar”, explica Maria Luíza.
A assistente social destacou, ainda, que todos os doadores são observados durante e após o processo de doação e mediante qualquer intercorrência permanece no local, sendo assistido por médico e enfermeiro; e, se necessário, a equipe da Fhemeron disponibiliza um veículo para levá-lo até sua residência, garantindo a segurança do mesmo.
CUIDADOS PÓS DOAÇÃO
Durante a doação, o doador recebe um material informativo sobre os cuidados que devem ser tomados após a doação de sangue com as seguintes instruções:
Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé