Domingo, 24 de abril de 2011 - 09h48
Fortalecer a parceria nas áreas de saúde e meio ambiente foi o motivo da reunião realizada entre o pesquisador da Fundação Osvaldo Cruz, Marcos André Vannier dos Santos e a secretária de Estado do Meio Ambiente, Nanci Maria Rodrigues da Silva.
Marcos André, que é pós-doutor em parasitologia e é membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: Pesquisa Translacional em Saúde na Amazônia (Ipetam) falou do projeto "Ciência na Estrada: Educação e Cidadania" de popularização da ciência que tem como tema central as doenças parasitárias, realizado pela Fiocruz-BA, Ministério da Saúde.
Segundo ele, o projeto busca divulgar informações básicas como princípios de higiene - lavar as mãos, beber água filtrada ou fervida, entre outras - que permitam à população se proteger de parasitoses e infecções em geral. Também, promover nos jovens o interesse pela ciência. Utilizando um ônibus equipado com laboratório em seu interior, montado com verba do CNPq, percorre vários estados levando inovação cientifica para a população.
"Uma saúde de boa qualidade passa pelo conhecimento do meio ambiente e os seus recursos naturais", observou a secretária da Sedam, Nanci Maria Rodrigues, acrescentando que a parceria com a Fiocruz é importante, principalmente no trabalho com populações ribeirinhas, na formação de monitores mirins nas comunidades para trabalhar saúde e educação.
Na ocasião, Marcos André falou também que veio a Rondônia fazer um trabalho de saúde e educação com as populações afetadas pela construção das usinas no Madeira.
Fonte: Marilza Rocha - ASCOM/SEDAM
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu