Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Fiscalização do TCE conhece práticas e procedimentos de hospital em Porto Velho


Fiscalização do TCE conhece práticas e procedimentos de hospital em Porto Velho - Gente de Opinião

Práticas e experiências de sucesso desenvolvidas e adotadas pelo Hospital de Amor da Amazônia (antigo Hospital de Câncer) foram apresentadas a uma equipe do Tribunal de Contas (TCE-RO), durante visita técnica feita na última terça-feira (30), na sede da unidade de saúde, em Porto Velho.

 

A ação, que reuniu profissionais de diversas formações e áreas da Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE) do TCE, está em harmonia com o projeto “Blitz na Saúde”, iniciativa da Corte de Contas e do Ministério Público de Contas (MPC-RO) visando à verificação das condições em que estão sendo prestados os serviços de saúde à população rondoniense.

 

Na visita ao Hospital de Amor, a equipe do TCE foi recepcionada pelo diretor executivo Jean Negreiros, juntamente com diretores e colaboradores, e pôde conhecer atividades, procedimentos e rotinas feitos no hospital que podem servir de parâmetro e subsidiar medidas, recomendações e orientações do Tribunal aos jurisdicionados, mais precisamente para a rede pública de saúde.

 

Esse processo de “benchmarking” (compartilhamento de melhores práticas) foi destacado, durante a visita, tanto pelo gestor da unidade hospitalar quanto pelo coordenador da equipe do TCE-RO, o secretário executivo de Controle Externo Edson Espírito Santo Sena, haja vista a possibilidade concreta de aplicabilidade e disseminação das práticas verificadas a fim de aperfeiçoar a gestão e governança da saúde pública em Rondônia.

 

INFORMAÇÕES

 

Durante a atividade, a equipe do TCE obteve informações e esclarecimentos sobre o funcionamento do hospital na área administrativa, operacional e de gestão, incluindo protocolos de atendimento ao público, tornando a visita ainda mais produtiva, uma vez que foi possível constatar situações que podem produzir grande impacto com custo reduzido.

 

Nesse sentido, destaca-se a decisão da direção do hospital de adquirir e implantar uma usina para produção de gás medicinal, representando uma economia considerável, já que possibilitou a redução do preço do metro cúbico de oxigênio de mais de R$ 10,00 (quando adquirido junto a fornecedores externos) para R$ 0,29, com a produção própria.

 

Foi possível ainda conhecer o sistema de controle e gestão de medicamentos do hospital, assim como modelos adotados para aquisições de produtos; acondicionamento do lixo (tanto hospitalar quanto comum); questões relativas à segurança e à estrutura física da unidade; logística e acesso de pacientes e acompanhantes, entre outros aspectos inerentes à gestão hospitalar.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO inaugura ala reformada no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro com atendimento humanizado às gestantes

Governo de RO inaugura ala reformada no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro com atendimento humanizado às gestantes

O governo de Rondônia entregou a reforma da nova ala da maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, no dia 16 de abril. A inauguração marca um

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o processo referente ao Aviso de Contratação nº 90127/2025 segue em andamento, pas

Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados

Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados

A epilepsia afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, representando um grande desafio diário para muitos pacientes. No primeiro episódio da nova temp

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)