Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Funasa implanta novo sistema e acelera atendimento


A Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) implantou um novo sistema de rede de computadores que diminui custos e acelera a comunicação entre os setores, no estado de Rondônia, norte do Mato Grosso e o sul do Amazonas.

Com a aquisição, a coordenação garante agilidade nas ações administrativas entre os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) Porto Velho e Vilhena a as sete Casas de Apoio a Saúde Indígena (Casais) e 10 Pólos Base, melhorando o atendimento a população de mais de 15 mil índios atendidos pela Core-RO.

Através da conexão conhecido como 'frame-relay' os servidores têm acesso as informações disponível nos computadores interligados à rede, em qualquer município atendido pela regional.

Esta conexão é resultado da contratação, pela presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), dos serviços da Embratel, e que disponibilizou pontos de conexão em algumas localidades da região atendida pela Core-RO.

Vale ressaltar que os programas e acessos foram desenvolvidos pelo responsável pelo Serviço de Modernização e Informática (Semin/Core-RO), Jaumir Ferreira, com apoio do prestador de serviço, Vinicíus Piassa e dos estagiários, Drago Brasil, Francisco Trajano.

Segundo Jaumir Ferreira, antes deste modelo ser implantado, a Funasa contava com o apoio do 'DataSus', que possibilitava o acesso apenas à internet, através de máquinas independentes, ou seja, sem conexação a uma única rede. Hoje, 86 máquinas estão em rede só no município de Porto Velho e 89 distribuídos pelo interior do estado, faltando à interligação das unidades situadas nos municípios de Juína e Aripuanã, no Mato Grosso e Ji-Paraná e Alta Floresta, em Rondônia.

O responsável pelo Semin/Core-RO acredita que até o final deste ano todo o trabalho de distribuição de pontos realizado pela Embratel esteja concluído e todas as máquinas da Core-RO interligadas ao novo sistema.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em Porto Velho, Força Nacional do SUS segue com visitas a unidades de saúde da atenção básica e especializada

Em Porto Velho, Força Nacional do SUS segue com visitas a unidades de saúde da atenção básica e especializada

Em meio ao estado de emergência na saúde decretado pela Prefeitura de Porto Velho, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN/SUS) deu continuidad

Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública

Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública

Nesta terça-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho apresentou os profissionais da Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde que estão na capital, a

Fiscalização do TCE-RO melhora atendimento nas UPAs de Porto Velho, mas revela falhas graves

Fiscalização do TCE-RO melhora atendimento nas UPAs de Porto Velho, mas revela falhas graves

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou fiscalizações, neste sábado (1º/2), em unidades de saúde de Porto Velho. O trabalho per

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)