Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Fundação de Hematologia faz apelo por doações de sangue para manter o estoque em alta durante o carnaval



Várias cidades de Rondônia vão promover a tradicional festa de carnaval, período em que aumenta consideravelmente o número de acidentes de trânsito e outros tipos de fatalidade, como briga envolvendo arma de fogo e arma branca, e a consequência é o aumento do consumo de sangue nas unidades de urgência e emergência médicas. O assistente social da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), Dimarães da Silva, disse na sexta-feira (3) que o estoque de sangue da unidade está baixo e se não houver sensibilização por parte da população a situação tende a ficar crítica durante o período de carnaval.

Gente de Opinião

Fhemeron atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados até as 12h

Dimarães da Silva informou que nos meses de janeiro e fevereiro geralmente é baixa a quantidade de doações na Fhemeron, isso porque as pessoas viajam bem mais do que nos outros meses do ano e ainda tem o agravante porque o consumo aumenta. O assistente social disse que é muito importante que as pessoas se conscientizem que nada substitui o sangue. Em uma emergência, se não tiver o sangue disponível, a pessoa pode vir a óbito.

A Fhemeron tem cerca de 70 mil doadores de sangue cadastrados, mas menos de 10% desse total retorna para doar. Há também pessoas que doam pela primeira vez, porque são movidas por uma causa e não retornam mais. “É importante que as pessoas tenham essa consciência que toda vez que elas doam salvam pelo menos quatro vidas”, destacou Dimarães da Silva, completando que os fatores que estão em situação crítica são o O+, A+ e O-.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualquer pessoas com idade entre 16 e 69 anos pode ser doadora de sangue. Os jovens com idade entre 16 e 17 anos podem doar acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal. E para doar até os 69 anos, a pessoa precisa começar a doar antes dos 60 anos. O doador deve estar em boas condições de saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos. Homem pode doar até quatro vezes ao ano com intervalos de 60 dias. Mulher pode doar até três vezes ao ano, com intervalos de 90 dias.

A Fhemeron de Porto Velho fica localizada na avenida Governador Jorge Teixeira, 3766, Setor Industrial. O horário de funcionando é das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados até as 12h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 3216 5485. As pessoas também podem procurar as unidades do interior para fazer a doação.


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Serviços e especialidades médicas para tratamentos mais complexos são oferecidos na Policlínica Oswaldo Cruz

Serviços e especialidades médicas para tratamentos mais complexos são oferecidos na Policlínica Oswaldo Cruz

A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)