Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008 - 16h23
Em continuação ao trabalho de aperfeiçoamento médico, para melhorar o atendimento na saúde pública de Rondônia, o Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) iniciou nesta sexta-feira a segunda etapa do primeiro módulo do Curso de Educação Médica Continuada, com ênfase em geriatria.
As palestras nessa etapa ficarão por conta do médico especialista em pneumologia, cardiologia e geriatria, Euler Ribeiro, conforme informa a presidente do Cremero, médica Inês Motta. O curso abrangerá assuntos considerados importantes como fisiologia do envelhecimento, epidemiologia e repercussão social do envelhecimento no Brasil, instabilidade postural, incapacidade cerebral (demências e doenças dos movimentos), incontinência urinária, depressão, latrogenia, fragilidade, hipertensão, diabetes, depressão no idoso, delirium e delírio.
Na primeira fase do curso as palestras foram sobre pediatria e tiveram como palestrantes os médicos Alexandre dos Santos e Vera Lúcia.
Coordenando pessoalmente o curso de educação médica, a presidente do Cremero que diz que este ano o evento traz uma novidade. O curso é dividido em módulos mensais. Mas, diferentemente do ano passado, serão realizadas duas etapas a cada mês. Neste primeiro módulo os assuntos são concernentes à pediatria e a geriatria, enfatiza.
Para a realização do curso, o Cremero conta com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O tesoureiro do CFM, médico Hiran Gallo, um dos incentivadores do curso, explica que, com a iniciativa, o conselho alcança seu principal objetivo. A função do CFM, bem como do CRM, é garantir saúde pública de qualidade, e o curso vem justamente suprir essa necessidade. Com médicos bem preparados caberá ao estado apenas prover condições de trabalho ao profissional.
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu