Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008 - 16h23
Em continuação ao trabalho de aperfeiçoamento médico, para melhorar o atendimento na saúde pública de Rondônia, o Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) iniciou nesta sexta-feira a segunda etapa do primeiro módulo do Curso de Educação Médica Continuada, com ênfase em geriatria.
As palestras nessa etapa ficarão por conta do médico especialista em pneumologia, cardiologia e geriatria, Euler Ribeiro, conforme informa a presidente do Cremero, médica Inês Motta. O curso abrangerá assuntos considerados importantes como fisiologia do envelhecimento, epidemiologia e repercussão social do envelhecimento no Brasil, instabilidade postural, incapacidade cerebral (demências e doenças dos movimentos), incontinência urinária, depressão, latrogenia, fragilidade, hipertensão, diabetes, depressão no idoso, delirium e delírio.
Na primeira fase do curso as palestras foram sobre pediatria e tiveram como palestrantes os médicos Alexandre dos Santos e Vera Lúcia.
Coordenando pessoalmente o curso de educação médica, a presidente do Cremero que diz que este ano o evento traz uma novidade. O curso é dividido em módulos mensais. Mas, diferentemente do ano passado, serão realizadas duas etapas a cada mês. Neste primeiro módulo os assuntos são concernentes à pediatria e a geriatria, enfatiza.
Para a realização do curso, o Cremero conta com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O tesoureiro do CFM, médico Hiran Gallo, um dos incentivadores do curso, explica que, com a iniciativa, o conselho alcança seu principal objetivo. A função do CFM, bem como do CRM, é garantir saúde pública de qualidade, e o curso vem justamente suprir essa necessidade. Com médicos bem preparados caberá ao estado apenas prover condições de trabalho ao profissional.
Governo de RO reajusta processo de terceirização do JP II após recomendação dos órgãos de controle
Veja a reportagem:
Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o processo referente ao Aviso de Contratação nº 90127/2025 segue em andamento, pas
Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados
A epilepsia afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, representando um grande desafio diário para muitos pacientes. No primeiro episódio da nova temp
Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”
O governo de Rondônia reuniu centenas de ciclistas para o 3° Passeio Ciclístico, evento realizado em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, come