Sexta-feira, 22 de outubro de 2021 - 14h07
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), iniciou nesta sexta-feira (21), a força-tarefa para realizar exames de cateterismo no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e na rede privada custeada pelo Estado, que tem como objetivo zerar a fila de espera. Os pacientes que aguardam na fila para este exame, somam 375 pessoas. A ação contará com mais de 90 profissionais preparados para realizar, em média, 20 procedimentos por dia.
Além do cateterismo, a unidade irá realizar a pré-consulta de angioplastia, que consiste em analisar se o paciente necessita do procedimento para normalizar o fluxo sanguíneo, caso haja obstrução da artéria. Já o procedimento de cateterismo tem como objetivo diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, bem como o tratamento de infarto ou angina.
Os pacientes serão atendidos através da fila de regulação. A unidade irá chamar com antecedência para verificar se estão com exames dentro do prazo de validade, caso tenha passado do prazo, será feito um novo pedido para realizar o procedimento. O contato com cada paciente, será feito por ligação telefônica, por esse motivo é importante que o cadastro esteja atualizado.
O paciente, Raimundo Gonçalves, de 69 anos agradece aos profissionais envolvidos pela ação. “Sou extremamente grato ao Governador Marcos Rocha e ao secretário de saúde, que estão lutando para atender todos que esperam há tanto tempo pelo cateterismo “, diz Raimundo.
O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, enfatiza sobre a importância da força-tarefa. “Com a redução dos casos de covid-19 e esvaziamento de leitos nos hospitais, o Governo de Rondônia tem o possibilidade de atender todos que estão aguardando para realizar o procedimento. Nosso objetivo é atender 20 pacientes por dia, a fim de zerar a fila de espera. Também estamos contando com um equipamento de angiografia super novo e seguro para atender todos”, explica Máximo sobre o aparelho de Angiografia.
Angiografia é um equipamento capaz de utilizar raio-x para visualizar possíveis alterações relacionado aos vasos sanguíneos. O exame consiste em confirmar a presença de obstruções das artérias ou avaliar o funcionamento das valvas e do músculo cardíaco. Quando finalizado o procedimento, o médico do paciente e o cardiologista decidirão, em conjunto, a melhor estratégia de tratamento, incluindo a necessidade de se realizar exames diagnósticos adicionais.
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu