Segunda-feira, 12 de abril de 2021 - 19h54
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), disponibilizou mil testes para detecção do novo coronavírus em Ji-Paraná, nesta segunda-feira (12), no formato de drive thru, que consiste na realização sem que a pessoa necessite descer do veículo. De acordo com a coordenadoria de testagem em Ji-Paraná, 663 pessoas espontaneamente se submeteram ao teste; 87 delas tiveram o resultado positivado para covid-19.
A ação do Poder Executivo, é a 12ª realizada utilizando o mesmo método em várias cidades rondonienses. Em Ji-Paraná o movimento ocorreu pela segunda vez. O objetivo da ação, que faz parte do programa “Mapeia Rondônia”, da Sesau, é identificar o maior número de pessoas infectadas pelo coronavírus, com os dados precisos, para que o Governo do Estado proceda com outras ações no enfrentamento à pandemia.
O teste aplicado é o antígeno, com a coleta de secreção nasal, pelo sistema swab, um dos mais modernos e capazes de identificar com maior precisão a presença do vírus no organismo. “Ao ser positivada a pessoa deve seguir mais rigorosamente os protocolos sanitários e iniciar os tratamentos médicos recomendados”, explicou Fernando Máximo, secretário da Saúde.
Fernando Máximo, que acompanhou a ação, ressaltou que as novas cepas do coronavírus são mais agressivas ao organismo e de maior transmissibilidade, por isso, todos os cuidados preventivos devem ser reforçados no cotidiano das pessoas. “Quem apresenta o resultado positivo para covid-19 já passa pela consulta médica, faz outros exames complementares e leva para casa o medicamento indicado, caso queira”.
A cozinheira Joana Ferreira da Silva foi uma das primeiras a passar pelo teste gratuito. “É extremamente importante a ação porque a falta do tratamento precoce pode levar a pessoa à morte”, disse Joana Ferreira, que teve o resultado negativo.
O construtor civil, Ney Cesário de Oliveira, disse que recorreu à testagem em massa porque há dias estava sem olfato. “É melhor prevenir”, disse, ressaltando que “a gratuidade do teste é essencial para a população que não tem dinheiro para pagar na rede particular”.
PREVENÇÃO
O governador, coronel Marcos Rocha também esteve presente e destacou alguns dos esforços que a gestão governamental tem praticado no combate à pandemia, como cuidados preventivos, tratamentos e o recente anúncio da compra do do imunizante russo, o Sputnik V.
“Desde o início da pandemia estamos atentos à evolução do quadro epidemiológico e tomamos as medidas necessárias em relação ao distanciamento social, um dos pontos mais eficazes para evitar a proliferação do coronavírus. Já criamos mais 400 leitos de UTIs; entregamos regularmente às 52 prefeituras as vacinas que recebemos do Ministério da Saúde. Por fim, adquirimos mais de um milhão de doses do imunizante fabricado na Rússia”, elencou o governador.
A ação teve a parceria da prefeitura de Ji-Paraná, da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Bombeiros Civil e mais a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). “A reunião de esforços com o objetivo em comum reforça o interesse do governador Marcos Rocha em proteger a sociedade”, frisou o secretário regional de Governo em Ji-Paraná, Everton Esteves.
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis