Quarta-feira, 25 de junho de 2008 - 14h30
Durante o I Fórum sobre o Ensino Médico de Rondônia, o Secretário de Estado da Saúde, Milton Luiz Moreira reafirmou o compromisso, do Governo do Estado, com a realização de estágios nas unidades de saúde de Rondônia para a formação de acadêmicos da área médica. O evento aconteceu, nesta quarta-feira (25), no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), em Porto Velho. O encontro reuniu profissionais do setor e acadêmicos de medicina. Atualmente o Estado desenvolve uma parceria com instituições de ensino para estágio, não remunerado, de 1248 alunos de 09 cursos na área da saúde.
Reafirmamos o compromisso da administração Ivo Cassol com a formação de bons profissionais médicos, como também das demais áreas nas unidades de Saúde, disse o Secretário Milton Moreira, enfatizando a necessidade de procurar soluções através da multiplicação de idéias, como forma de não causar prejuízos à assistência médica prestada à população, aos gestores, profissionais de saúde e acadêmicos, no exercício do aprendizado. Atualmente são cerca de 1200 acadêmicos dos cursos medicina, enfermagem, biomedicina, nutrição, fisioterapia, psicologia e técnicos em enfermagem, radiologia e laboratorial que realizam estágio em 06 unidades do Estado.
A preocupação da Sesau se deve ao grande volume de alunos que está aprendendo nas unidades Estaduais. Entre os pontos apresentados estão a obrigatoriedade dos estudantes permanecerem somente no local de estágio e a regulamentação do Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde (Cetas) como órgão supervisor dos estágios. O Cetas atuará no cronograma e nas escalas de atividades.
Profissionais com formação de qualidade - Participaram do Fórum representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Ministério da Saúde (MS), Ministério da Educação (ME), Associação Médica de Rondônia, além de representantes e acadêmicos das quatro instituições de ensino da medicina em Rondônia - Unir, Fimca, São Lucas e Facimed. A abertura foi feita através de teleconferência, pelo presidente do Conselho Federal de Medicina, Edson Oliveira Haddad.
Milton Moreira estendeu agradecimentos à presidente do Cremero, Inês Mota, por proporcionar a continuidade dessa discussão, para buscar qualidade à formação de profissionais de saúde. Toda a área de saúde, não só o ensino médico, precisa de profissionais com formação de qualidade, por isso precisamos procurar o campo ideal do entendimento entre todos, formando um ambiente de harmonia para que possamos avançar nessa discussão, disse o secretário.
Fonte: Decom
Governo de RO reajusta processo de terceirização do JP II após recomendação dos órgãos de controle
Veja a reportagem:
Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o processo referente ao Aviso de Contratação nº 90127/2025 segue em andamento, pas
Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados
A epilepsia afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, representando um grande desafio diário para muitos pacientes. No primeiro episódio da nova temp
Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”
O governo de Rondônia reuniu centenas de ciclistas para o 3° Passeio Ciclístico, evento realizado em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, come