Terça-feira, 10 de junho de 2008 - 13h22
O governador Ivo Cassol inaugurou na tarde da última segunda-feira (09), o setor de atendimento e de cirurgias para pacientes com problemas cardíacos. O centro de hemodinâmica funcionará no Hospital de Base Ary Pinheiro (HB). O objetivo é oferecer, em Rondônia, serviços cardíacos que atualmente são realizados em outros Estados, através do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O novo serviço é parte das ações para a qualificação dos atendimentos. Todos os investimentos foram feitos com recursos próprios, provenientes da arrecadação estadual. O novo centro vai representar uma economia mensal de cerca de R$ 100 mil, hoje gastos para o deslocamento de cerca de trinta pacientes para outras localidades.
"Inauguramos um importante e moderno setor de atendimento. A hemodinâmica fará serviços como diagnósticos e cirurgias cardiovasculares. Para realizar os procedimentos, o Estado formou uma equipe multidisciplinar com três cirurgiões cardíacos, enfermeiros e auxiliares. Todos os equipamentos necessários também foram adquiridos com recursos próprios. Os investimentos estão sendo concretizados com responsabilidade e voltados para o benefício da população. Esse é nosso objetivo", explicou o governador Ivo Cassol, que foi o primeiro o paciente a ser examinado pelo novo equipamento. "O coração do governador está perfeito", completou o médico Amado Raahal, diretor do Hospital de Base.
Participaram da solenidade, os deputados Maurinho Silva e Valter Araújo, o secretário estadual de Saúde, Milton Moreira, e outros convidados. Após a inauguração, Cassol vistoriou as novas instalações do centro.
Cateterismo e diferentes cirurgias do coração - O serviço de Hemodinâmica consiste na realização de cateterismo e diferentes cirurgias do coração. O cateterismo é fundamental para o diagnóstico de problemas cardíacos, que através de finos cateteres inseridos na circulação, possibilitam a análise através do contraste radiológico. O serviço ainda permite o tratamento de isquemias coronárias por meio da desobstrução mecânica (angioplastia) da veia. A hemodinâmica também realiza a introdução de aparatos tubulares conhecidos como Stend, que mantém o vaso sanguíneo aberto, impedindo o entupimento.
Facilitar o atendimento à população - De acordo com o diretor do HB, médico Amado Rahhal, o novo centro está instalado no complexo do hospital, com sala de procedimentos cirúrgicos, recepção, administração, posto de enfermagem, sanitários, vestiários e salas de repouso para atendimento aos pacientes que se submeterão a exames como cateterismo cardíaco, angioplastia, angiografia cerebral e angiografia periférica.
Fonte: Decom
Em meio ao estado de emergência na saúde decretado pela Prefeitura de Porto Velho, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN/SUS) deu continuidad
Médico Luiz Maiorquim é eleito presidente do Simero
Veja a reportagem:
Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública
Nesta terça-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho apresentou os profissionais da Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde que estão na capital, a
Fiscalização do TCE-RO melhora atendimento nas UPAs de Porto Velho, mas revela falhas graves
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou fiscalizações, neste sábado (1º/2), em unidades de saúde de Porto Velho. O trabalho per