Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

HB realiza 500 cateterismos em apenas 05 meses


 
O Centro de Cateterismo e Tratamento Endovascular (CCATE) do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) ultrapassou, nesta sexta-feira (05), os 500 cateterismos. O centro de exames e procedimentos cardíacos foi inaugurado no último mês de junho. O setor de hemodinâmica funciona em local específico do hospital e conta com equipamentos e profissionais especializados para o diagnóstico de problemas cardiológicos e neurológicos. O serviço de cateterismo ainda possibilitou, aos cofres do Estado, a economia de mais de 2000 passagens aéreas disponibilizadas a pacientes e acompanhantes através do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

O centro de cateterismo conta com uma equipe, de três cardiologistas e dois neurologistas, além de técnicos e auxiliares, que atende pacientes encaminhados por médicos de todo o Estado. O setor realiza, em média, quatro cateterismos e duas angiografias por dia e está atendendo satisfatoriamente a demanda. “Os pacientes têm esperado, em média, três dias para o atendimento. É um tempo relativamente curto. Outro ponto de destaque é que dos 500 cateterismos realizados, nenhum apresentou complicação. Todas as pessoas foram atendidas com sucesso”, observa Amado Rahhal, diretor geral do HB.

O cateterismo é um método para avaliar a presença ou não de entupimentos nas artérias e veias. Para realizá-lo é necessária a introdução de um cateter em um vaso sanguíneo para se chegar ao coração. “O exame é fundamental para o diagnóstico de problemas cardíacos. O serviço ainda permite o tratamento de isquemias coronárias por meio da desobstrução mecânica (angioplastia) da veia. A hemodinâmica também realiza a introdução de aparatos tubulares conhecidos como Stend, que mantém o vaso sanguíneo aberto, impedindo o entupimento”, detalhou o cardiologista Daniel Mugrabi, coordenador da equipe do CCATE.

Economia de 2000 passagens aéreas - Com o funcionamento do setor de cateterismo, o Estado de Rondônia economiza os recursos que antes eram destinados ao deslocamento dos pacientes e de seus acompanhantes. Os 500 pacientes atendidos representam 2000 passagens aéreas que seriam disponibilizadas através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O TFD ainda supria as passagens dos pacientes para as futuras consultas de acompanhamento. Com o serviço, todos esses procedimentos são realizados no HB, em Porto Velho.

O agricultor Deusdete Sena Jatobá, 49 anos, de Machadinho do Oeste, conta que se sentiu mal, buscou atendimento e foi encaminhado ao HB para fazer o exame de cateterismo. O paciente chegou ao hospital às 07h00, começou o exame às 08h30 e uma hora depois já havia retornado ao leito. “Estou satisfeito em poder fazer o exame aqui mesmo na Capital e poder aguardar o resultado antes de voltar pra casa. Isso evita muitos transtornos pra gente, pois se o exame não fosse realizado aqui, eu teria que ser enviado para fora do Estado e teria muito mais despesas”, afirmou.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em Porto Velho, Força Nacional do SUS segue com visitas a unidades de saúde da atenção básica e especializada

Em Porto Velho, Força Nacional do SUS segue com visitas a unidades de saúde da atenção básica e especializada

Em meio ao estado de emergência na saúde decretado pela Prefeitura de Porto Velho, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN/SUS) deu continuidad

Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública

Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública

Nesta terça-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho apresentou os profissionais da Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde que estão na capital, a

Fiscalização do TCE-RO melhora atendimento nas UPAs de Porto Velho, mas revela falhas graves

Fiscalização do TCE-RO melhora atendimento nas UPAs de Porto Velho, mas revela falhas graves

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou fiscalizações, neste sábado (1º/2), em unidades de saúde de Porto Velho. O trabalho per

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)