Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Hemocentro de Rondônia já está em ritmo de folia



Rondônia é o primeiro estado brasileiro a dar o grito de carnaval com o intuito de salvar vidas. O ‘Pré-Carnaval – dê um pulo no hemocentro’, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 15, quando foliões foram às ruas da capital, Porto Velho, com o objetivo de doar sangue e preparar o hemocentro para os dias de folia. Com o sucesso do evento, às 17h haverá outra ação, no Espaço Alternativo.

Gente de Opinião

A iniciativa é do Governo do Estado, em conjunto com o maior bloco carnavalesco da região norte do país, a Banda do Vai Quem Quer. Com a ação se espera abastecer o banco de sangue e atender todas possíveis demandas nos dias de folia.

Para a presidente da Banda, Siça Andrade, o compromisso social é fundamental. “A Banda abraçou essa causa. Temos consciência da necessidade da doação de sangue e também do nosso compromisso social”.

Segundo ela, o grupo se esforçará ao máximo para contribuir com o hemocentro. “Assim, firmamos o nosso compromisso com a vida”. A Banda convocou todos os foliões para não deixar faltar sangue nos dias de folia. Segundo dados da polícia, a Vai Quem Quer arrastou aproximadamente duzentos mil foliões no carnaval de 2013.

O Governo Estadual acredita que com toda essa força da Banda, Rondônia conseguirá captar muitos doadores. O presidente do Hemocentro, médico Orlando Ramires, explica que essas ações são provocativas e faz com que todos pensem sobre o seu papel enquanto cidadão. “O folião precisa entender que é necessário exercer cidadania. Só o doador é capaz de salvar vidas. Aqui no hemocentro precisamos de sangue diariamente e temos que contar com a solidariedade de cada cidadão”, explicou.

Gente de Opinião

Diversas secretarias estaduais uniram forças e estão colaborando com essa campanha de sangue do hemocentro.

O governador Confúcio Moura elogia a importância dessa parceria: “Nada mais justo essas parcerias entre secretarias. Agora conseguimos firmar parceria com o maior bloco da região norte, e quem ganha é o rondoniense. Temos que fortalecer essas ações”.

Confúcio lembra que o Governo não consegue comprar sangue, por esse motivo, a atual campanha requer um trabalho intensivo de conscientização.

QUEM PODE DOAR SANGUE

∎ Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, levar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos.

∎ Não é necessário estar em jejum. O candidato deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes.

∎ Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis.

∎ Mais informações: 0800- 8425744

Gente de Opinião


Fonte
Texto: Lú Braga
Fotos: Marcos Freire
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Ji-Paraná reforça orientações e transparência sobre casos de COVID-19

Prefeitura de Ji-Paraná reforça orientações e transparência sobre casos de COVID-19

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Vigilância em Saúde, divulgou orientações à população sobre o aumento nos casos de COVID-19 no município e es

TCE-RO fiscaliza hospital e unidades de saúde no fim de semana para melhorar atendimento à população

TCE-RO fiscaliza hospital e unidades de saúde no fim de semana para melhorar atendimento à população

As permanentes inspeções do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) seguiram, na tarde deste sábado (11/1), em unidades de pronto-atendime

Ji-Paraná recebe reforço na saúde com entrega de ambulâncias e insumos hospitalares pelo Governo de Rondônia.

Ji-Paraná recebe reforço na saúde com entrega de ambulâncias e insumos hospitalares pelo Governo de Rondônia.

Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)