Quarta-feira, 21 de agosto de 2013 - 14h50
“Estou muito contente com o atendimento no Hospital de Base. Tinha que fazer vários exames de sangue, errei o dia, me antecipei e mesmo assim fui bem atendido. Nem acreditei. A mudança no hospital para melhor é grande”. Foi o que disse Francisco José, de 63 anos, que mora na rua Cláudio Manoel, no bairro JKI, zona Leste de Porto Velho.
A opinião de Francisco José é compartilhada pela funcionária pública, Niedez Maria, 75 anos, que afirma ser visível a mudança na saúde pública de Rondônia. “Trabalho no HB desde sua fundação. Os anos se passavam e quase nada mudava, de dois anos pra cá, tudo está sendo diferente, o HB tem uma nova cara, atendimento humanizado, os servidores trabalham contentes. Estou feliz e sei que a saúde vai ficar ainda melhor”.
A saúde é um dos pontos principais da gestão Confúcio Moura, que vem trabalhando para promover melhorias significativas em todos os setores da saúde pública, com reflexo direto no atendimento à população. Com 560 leitos e um grande fluxo de pessoas vindas de todos os municípios de Rondônia, estados vizinhos e até da Bolívia, o Hospital de Base Ary Pinheiro é referência na região Norte, atendendo a uma média de 1.200 pessoas por dia, enquanto que por mês são realizadas cerca de mil cirurgias.
Para ampliar o número de atendimento, o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, informou que como compensação da Santo Antônio Energia, um moderno aparelho de tomografia, no valor de R$ 1,2 milhão, está sendo instalado, até a próxima sexta-feira (23) para atender também às crianças internadas no Hospital Infantil Cosme e Damião.
"Neste governo não paramos. Trabalhamos dia e noite para atendermos à determinação do governador Confúcio Moura de prestar serviços de qualidade à população”, disse Williames Pimentel.
Conforme o diretor Nilson Paniagua, atualmente, cinco novas salas de cirurgias estão em fase de conclusão, enquanto os corredores estão ganhando novo visual, com mantas sendo aplicadas no piso e nas paredes laterais. “Serão colocados dois metros de mantas com cores claras para tirar aquele aspecto de hospital e garantir ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) maior conforto enquanto aguarda atendimento”, afirmou o diretor, explicando que os recursos da ordem de R$ 650 mil são de compensações da Usina de Santo Antônio.
Ainda segundo Paniagua, as enfermarias também vão passar por mudanças, com a construção de duas alas com 40 leitos femininos e mais 40 masculinos, na área onde funciona o almoxarifado, que será transferido para outro local.
Para o diretor do hospital, essa medida adotada pelo Governo da Cooperação é mais uma que garante comodidade aos pacientes que muitas vezes precisam se deslocar para outras clínicas para fazer o exame. “Nos próximos dias esse transtorno vai acabar", argumentou Nilson Paniagua.
Fonte: Decom
TCE-RO fiscaliza hospital e unidades de saúde no fim de semana para melhorar atendimento à população
As permanentes inspeções do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) seguiram, na tarde deste sábado (11/1), em unidades de pronto-atendime
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista: