Sábado, 14 de dezembro de 2024 - 11h30
Ponto de atendimento de urgência e
emergência, o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII) atendeu, no
segundo semestre de 2024, quase 20 mil pessoas, distribuídas entre pacientes
regulados, encaminhados e demanda espontânea. Entre os meses de julho a 10 de
dezembro, a unidade hospitalar atendeu um total de 19.770 pacientes de Porto Velho,
municípios de Rondônia, Acre (Rio Branco) e Amazonas (Humaitá e Lábrea), além
de pacientes do país vizinho, Bolívia.
De acordo com o Indicador de Performance do
HPSJPII, que identifica as entradas de pacientes, nos últimos seis meses, foram
atendidos por demanda espontânea 6.680 pacientes. Essas pessoas procuraram
diretamente o hospital para atendimento emergencial. Outros 9.596 foram
encaminhados, ou seja, pacientes que foram enviados por outras unidades de
saúde, e 3.494 atendimentos ocorreram através da regulação do hospital, ou
seja, agendados por meio do sistema de regulação da unidade hospitalar.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as
políticas públicas de saúde do estado asseguram maior eficácia no atendimento à
população. “O governo segue investindo e trabalhando para garantir um
atendimento de saúde pública com agilidade e eficiência”, ressaltou.
REGULAÇÃO EFICIENTE
Uma das estratégias realizadas pela Secretaria de
Estado de Saúde (Sesau) é a centralização da regulação de leitos para garantir
a qualidade de atendimento no João Paulo II. A unidade hospitalar possui
médicos direcionados à porta de entrada do hospital para orientar as
internações conforme a gravidade dos casos. A regulação assegura a redução do
tempo de espera e otimiza o uso dos leitos disponíveis. O método dessa triagem
garante que os pacientes que chegam espontaneamente, sejam atendidos,
priorizando os casos mais graves; organizando o fluxo de maneira equitativa.
Segundo a diretora-geral do João Paulo II, Nathália
Vitorino Bezerra, esta estratégia prioriza os casos de acordo com a
classificação de risco. “Quando surge uma vaga, a transferência é imediata,
permitindo assim, uma resposta ágil e eficiente. Isso tem melhorado o fluxo de
atendimento aos pacientes que chegam de todas as regiões do estado e de
localidades vizinhas”, explicou.
Os casos de pacientes encaminhados de outras
unidades se destacam:
O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, salientou
que, o governo reafirma o empenho com a saúde pública, apresentando estratégias
eficientes para o atendimento aos pacientes que chegam ao João Paulo II. “Temos
uma das principais unidades de referência no estado, e os números refletem não
apenas o volume de atendimentos, mas também a complexidade dos casos
provenientes de diversas localidades e, sobretudo, a eficiência dos servidores
de saúde no atendimento em uma unidade de urgência e emergência.”
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