Quinta-feira, 8 de novembro de 2007 - 15h10
Com o objetivo de debater a Lei 10.507 de julho de 2002, que cria a profissão de Agentes Comunitários de Saúde, e a aplicação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde(PACS), que está sendo promovido no dia 10 de novembro, em Porto Velho, o I Encontro Estadual de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias.
O evento contará com a participação da Secretaria de Gestão, Trabalho e Saúde; Secretaria de Vigilância e Saúde e do Ministério da Saúde.
O deputado Eduardo Valverde(PT/RO), que tem dado amplo apoio aos agentes de saúde, acredita que a iniciativa resultará numa maior articulação dos profissionais na luta por condições melhores de trabalho e salários.
Há atualmente no Brasil, cerca de 180 mil de agentes de saúde e agentes de endemia, realizando nas mais diferentes regiões, atividades de prevenção das doenças e promoção da saúde, através de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade. Entre as atividades estão o cadastramento das famílias; o acompanhamento de pré-natal e do crescimento e desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos, além da orientação sobre doenças endêmicas, preservação do meio ambiente, saúde bucal, planejamento familiar, nutrição, assistência na área de doenças sexualmente transmissíveis e Aids; promoção da saúde do idoso; apoio a portadores de deficiência psicofísica, entre outros.
Segundo Valverde a categoria precisa se organizar, visto que esses profissionais são regidos por um regime diferenciado de trabalho. O recrutamento dos agentes é feito através de processo seletivo no município, com assessoria da Secretaria Estadual de Saúde.
"Hoje o PACS é um programa independente, não está sujeito a vontade política. O programa persistirá porque é um dos principais elementos da atenção básica de saúde. Então esse encontro é um forma de discutir, como anda o PACS no estado, como tem sido aplicado os programas de endemias , além de saber dos profissionais, como está sendo a aplicação da lei", observou.
O I Encontro Estadual de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, será realizado , às 8h30, no dia 10 de Novembro de 2007, no Auditório da ULBRA, em Porto Velho, e contará com a participação da Secretaria de Gestão, Trabalho e Saúde; Secretaria de Vigilância e Saúde e do Ministério da Saúde.
Fonte: Leila Brito
Em meio ao estado de emergência na saúde decretado pela Prefeitura de Porto Velho, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN/SUS) deu continuidad
Médico Luiz Maiorquim é eleito presidente do Simero
Veja a reportagem:
Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública
Nesta terça-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho apresentou os profissionais da Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde que estão na capital, a
Fiscalização do TCE-RO melhora atendimento nas UPAs de Porto Velho, mas revela falhas graves
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou fiscalizações, neste sábado (1º/2), em unidades de saúde de Porto Velho. O trabalho per