Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2023 vai debater o futuro da saúde


I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2023 vai debater o futuro da saúde - Gente de Opinião

A economia da saúde, o uso da telemedicina e os dilemas enfrentados pelos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) serão alguns dos temas debatidos no I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2023 (ENCM), a ser realizado nos dias 9 e 10 de março, no hotel Bugan, em Recife. Durante o evento, também será entregue a Comenda de CFM, em homenagem a médicos e personalidades que contribuem para o engrandecimento da atividade médica.

Acesse a programação preliminar aqui.

A primeira atividade do I ENCM 2023 será a conferência “Fronteiras da neurociência” proferida pela presidente do Instituto D’or de Tecnologia, Fernanda Freire Tovar Moll. Em seguida, o conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) Gustavo Augusto Freitas de Lima e o representante do CFM na Agência Nacional de Saúde (ANS), Luís Guilherme Teixeira dos Santos, participarão da mesa redonda “Economia da Saúde” para falar, respectivamente, sobre os temas “Cade e ações na saúde” e “O futuro da saúde suplementar”.

No horário da tarde, a mesa redonda debaterá a “Telessaúde”. Os palestrantes serão a assessora parlamentar Gabriella Belkisse, que falará sobre a lei nº 14.510/22, que regulamentou a telessaúde no Brasil; a conselheira do Conselho Nacional de Educação Elizabeth Guedes, que falará sobre o cenário atual das escolas médicas; e a pesquisadora do Instituto D’or de Tecnologia Renata Aranha, responsável por falar do tema educação e tecnologia em saúde.

Como parte das atividades do I ENCM 2023, será realizado na noite do dia 9, nas dependências do hotel Bugan, a solenidade de entrega das comendas do CFM e uma sessão de homenagens ao presidente da entidade entre 2014 e 2019, Carlos Vital Côrrea Lima, e a ex-conselheiros da entidade (leia matéria a seguir).

Prova de egressos – Na sexta-feira (10/3) pela manhã, a mesa redonda terá como tema geral “Estratégias em saúde”. Os palestrantes serão o assessor jurídico do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte, Klevelando Augusto, que falará sobre Dano Moral Coletivo, e o jurista Nelson Nery Júnior, responsável pela palestrar sobre o exame de habilitação para os egressos dos cursos de medicina.

A mesa redonda seguinte vai debater os “Dilemas nas atividades dos CRMs”. A legalidade da governança no sistema dos Conselhos de Medicina será o tema da palestra do responsável pela Coordenadoria Jurídica do CFM, Alejandro Bullón. Já o coordenador do Setor de Processos do CFM, Antônio Carlos Nunes de Oliveira, falará em seguida sobre o que há de novo no Código de Processo Ético-Profissional, aprovado ano passado.

A conferência de encerramento ficará sob a responsabilidade do ex-governador do Acre e membro da Câmara Técnica de Infectologia do CFM, Tião Viana, que fará uma palestra sobre as doenças negligenciadas no mundo contemporâneo.

CFM vai homenagear o ex-presidente Carlos Vital

Na noite do dia 9 de março, o CFM vai realizar uma homenagem ao presidente da entidade no período 2014-2019, o pernambucano Carlos Vital Tavares Côrrea Lima. Para o presidente do CFM, Hiran Gallo, o ex-presidente da entidade é um irmão e um exemplo de ética médica, “tendo me orientado em várias decisões que tive de tomar na minha atividade conselhal”.

Também serão homenageados os ex-conselheiros Cláudio Balduíno Souto Franzen, Rubens dos Santos Silva e Henrique Batista e Silva

Comendas – Após a homenagem, será realizada a entrega da Comenda do CFM, edição 2023. Criado em 2011, o distintivo é uma homenagem a médicos e personalidades que contribuem para o engrandecimento da medicina. São seis comendas destinadas a médicos e uma sétima, criada este ano, que homenageia pessoas que ajudaram à atividade médica.

Os homenageados este ano são os seguintes: comenda Moacyr Scliar, de Medicina, Literatura e Artes, o ortopedista rondoniense Viriato José da Silva Moura; comenda Zilda Arns Neumann, de Medicina e Responsabilidade Social, a reumatologista e diretoria da Faculdade de Medicina da USP,  Eloisa Bonfá; comenda Mário Rigatto, de Medicina e Humanidades, a médica e missionária canadense  Monique Boughet; comenda Fernando Figueira, de Medicina e Ensino Médico, o infectologista roraimense Mauro Shoshuka Asato; comenda Oswaldo Cruz, de Medicina e Pesquisa, o oftalmologista goiano Marcos Ávila; comenda Clementino Fraga Filho, de Medicina e Assistência, o cirurgião geral pernambucano Antônio Lopes Miranda.

Para este ano foi criada a comenda Amigo da Medicina, que será concedida ao senador Marcos Rogério (PL/RO). “Aliado dos médicos, ele sempre nos apoiou nas demandas que temos no Senado Federal e tem feito muito em favor da medicina e da saúde da população brasileira”, elogiou o presidente do CFM, Hiran Gallo.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Domingo de Fiscalização: TCE-RO detecta melhorias e aponta falhas em UPAs de Porto Velho

Domingo de Fiscalização: TCE-RO detecta melhorias e aponta falhas em UPAs de Porto Velho

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, neste domingo (23/2), uma nova rodada de fiscalizações em unidades de pronto atendimen

Capacitações desenvolvidas no Pronto-Socorro João Paulo II aprimoram eficiência e segurança nos atendimentos à população

Capacitações desenvolvidas no Pronto-Socorro João Paulo II aprimoram eficiência e segurança nos atendimentos à população

A maior unidade de atendimento de urgência e emergência do estado, Hospital de Emergência e Pronto-Socorro João Paulo II, promoveu, ao longo de 2024

 SENAR Rondônia abre credenciamento para profissionais da área de saúde no campo

SENAR Rondônia abre credenciamento para profissionais da área de saúde no campo

O SENAR Rondônia está com edital aberto para credenciamento de Pessoas Jurídicas para compor o cadastro de prestadores de serviços no Programa Saúde

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)