Quarta-feira, 10 de outubro de 2007 - 03h07
Indígenas de várias aldeias atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Vilhena, órgão executivo da Coordenação Regional da Funasa (Core-RO), começam hoje na fazenda Montovani, em Pimenta Bueno, a etapa final do curso de Agentes Indígenas de Saúde (Aisan).
Ao final do curso, programado para terminar no próximo dia 31, os participantes estarão aptos para atuar na identificação e solução de problemas relacionados a doenças causadas pela falta de saneamento básico, nas aldeias.
Entre as atividades desempenhadas pelos que serão desempenhadas pelos novos Aisans, estão: operação dos sistemas de abastecimento de água instalados nas aldeias; manutenção dos sistemas de esgoto; orientação do uso dos módulos sanitários individuais; levantamentos de dados cadastrais; ações de educação em saúde e ambiental.
O indígena Roberto Nhan-Pá, elogiou a iniciativa da Funasa, principalmente, por optar em capacitar o próprio índio para trabalhar como Agente de Saneamento. "Nós conhecemos como ninguém a realidade de nossas aldeias. A minha expectativa é de repassar todos os conhecimentos adquiridos durante o curso, aos meus parentes", ressaltou.
Que questões como limpeza e coleta de lixo precisam acontecer nas aldeias, enfatizou o índio João Tenharin, um dos 17 alunos do curso. Ele afirmou ainda, que a capacitação é de suma importância para a melhoria da saúde nas comunidades.
Segundo o coordenador regional, Josafá Marreiro, um grupo de 17 indígenas de aldeias atendidas pelo do Dsei Porto Velho, também encontra-se em fase de conclusão do curso, que acontece em Guajará-Mirim.
Fonte: Ascom
Em meio ao estado de emergência na saúde decretado pela Prefeitura de Porto Velho, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN/SUS) deu continuidad
Médico Luiz Maiorquim é eleito presidente do Simero
Veja a reportagem:
Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública
Nesta terça-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho apresentou os profissionais da Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde que estão na capital, a
Fiscalização do TCE-RO melhora atendimento nas UPAs de Porto Velho, mas revela falhas graves
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou fiscalizações, neste sábado (1º/2), em unidades de saúde de Porto Velho. O trabalho per