Sexta-feira, 22 de agosto de 2008 - 08h54
Oitenta e sete por cento dos 9.160 indígenas atendidos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, órgão executivo da Coordenação Regional da Saúde em Rondônia (Core-RO) estão imunizados contra rubéola. A ação faz parte da campanha nacional de vacinação "Brasil Livre da Rubéola" que nestas aldeias iniciou em janeiro e segue até setembro.
De acordo com gerente técnica do (Dsei) Porto Velho, Ruth Cabreira, a meta é vacinar 95 por cento dos indígenas, entre 12 e 39 anos de idade, das 124 aldeias localizadas nos municípios de Porto Velho, Alta Floresta, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Jarú e Humaitá (AM). Nos demais municípios rondonienses e em Juína, Aripuanã e Comodoro, no noroeste do Mato Grosso, o trabalho é realizado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Vilhena.
Para Ruth Cabreira, expectativa é que a campanha alcance o objetivo. Considerando os números atuais, os resultados satisfatórios da ação no ano passado e da dificuldade de acesso de algumas aldeias, principalmente as localizadas na região de Guajará-Mirim, onde concentra a maior população indígena atendida.
Vale ressaltar ainda, que as ações de imunização nas aldeias são realizadas de forma programada todos os meses, pela equipe de saúde da Core-RO, com exceção das aldeias localizadas em Guajará-Mirim, onde a imunização é feita de forma continua.
Durante o trabalho de vacinação, os técnicos da Funasa/RO permanecem durante 20 dias nas áreas indígenas, tempo necessário para atendimento de qualquer emergência relacionada á reação às vacinas.
Fonte: Ascom
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu