Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

João Paulo II realiza cerca de 700 tomografias por mês


 Gente de Opinião

No Estado de Rondônia ainda é grande o número de pacientes que chegam até o Pronto Socorro vítimas de acidentes de trânsito, em maioria, vítimas de trauma, e esse equipam0ento é de grande utilidade numa unidade de urgência como o João Paulo II.

"O JPII é uma unidade de saúde completa. Temos todas as especialidades médicas  com plantão de 24hs. O paciente chega no Pronto Socorro e é logo socorrido. Temos equipes de profissionais qualificados, além  exames com equipamentos modernos e todo o atendimento necessário", ressalta Carlos Caieiro, diretor geral do Pronto Socorro João Paulo II.

Somente no mês de janeiro foram realizadas 1036 tomografias, ressaltando que o equipamento atende também pacientes do SAMD (Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar), que se trata de um programa ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS), mantido pelo governo do Estado em parceria com o governo federal que são os pacientes acamados em casa. "O SAMD é um serviço que veio ajudar muito na recuperação do paciente, profissionais de saúde visitam os doentes em casa. Implantar o serviço em Porto Velho era um sonho meu e do governador Confúcio Moura", ressaltou Williames Pimentel, secretário estadual de saúde.

O médico radiologista Bruno Loiola Locrato, responsável pelo setor de tomografia do Pronto Socorro João Paulo II diz que as tomografias ampliam a ideia que se tem a respeito de imagens de raio x convencionais. “Ao invés de mostrar o contorno dos ossos e órgãos, um tomógrafo forma um modelo computadorizado completo em três dimensões do interior de um paciente. Os médicos podem até mesmo examinar uma estreita parte do corpo por vez para apontar áreas específicas, por isso esse tomógrafo aqui na unidade de emergência ajuda muito à análise dos médicos e à busca do problema dos pacientes”.

Texto e Foto: Sângela Oliveira /  João Paulo II

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agevisa parabeniza Hospital Central

Agevisa parabeniza Hospital Central

Na semana passada, A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) entregou uma placa ao Hospital Central para parabenizar a conceituada instit

Fiscalização do TCE-RO induz melhorias no João Paulo II em benefício da população

Fiscalização do TCE-RO induz melhorias no João Paulo II em benefício da população

Um dos casos mais recentes do trabalho cooperativa entre TCE e gestão pública ocorreu no Pronto-Socorro João Paulo II, o maior hospital de urgência e

Prefeitura de Ji-Paraná promove ação “Comando Saúde” para caminhoneiros

Prefeitura de Ji-Paraná promove ação “Comando Saúde” para caminhoneiros

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Vigilância em Saúde, realizou a ação Comando Saúde, voltada para

Atendimentos no Hospital João Paulo II reduziram 8,2% durante o Carnaval 2025

Atendimentos no Hospital João Paulo II reduziram 8,2% durante o Carnaval 2025

O Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência, registrou redução nos atendimentos durante o Carnaval

Gente de Opinião Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)