Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

João Paulo II reorganiza serviços para diminuir superlotação


 
O secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 30, com o diretor-geral do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, médico Rodrigo Bastos, quando discutiram as melhorias operacionais que vêm sendo feitas naquela unidade hospitalar, como a implantação dos serviços de tomografia computadorizada e de endoscopia.

Na oportunidade, foi discutida também a aprovação do projeto de mudança estrutural do fluxo de atendimento aos pacientes, baseado no sistema de acolhimento com classificação de risco, de acordo com as normas da Política Nacional de Humanização (PNH).

Rodrigo Bastos disse que a campanha de mídia que orienta a população sobre a busca de atendimento nas unidades de saúde da Capital continua sendo veiculada, visando massificar para a população a competência daquele hospital em relação aos serviços de urgência e emergência, de média e alta complexidades.

Milton Moreira também lembrou a reunião que foi feita no início da semana, da qual participaram o governador Ivo Cassol, representantes do Cremero e do Ministério Público, para tratar da superlotação do João Paulo II com pacientes que podem ser atendidos, de acordo com os casos, nas cidades de origem e nas policlínicas da Capital.

O assunto foi tratado ainda na reunião da CIB (Comissão Intergestora Bipartite), realizada no final do mês de agosto. A comissão reúne o gestor estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), representado pelo secretário estadual de Saúde, e os gestores municipais, prefeitos e secretários de saúde, quando foi protocolado o fluxo de encaminhamento de pacientes, que será coordenado com a implantação da Central de Regulação Estadual.

Entre as demais medidas que vêm sendo realizadas na unidade hospitalar, está sendo fortalecido o Comitê de Humanização do João Paulo II para atender os pacientes internados. Além disso, de acordo com o secretário Milton Moreira, estão sendo finalizados os procedimentos para contratação de pessoal nas especialidades definidas pelo último concurso público da Sesau.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o processo referente ao Aviso de Contratação nº 90127/2025 segue em andamento, pas

Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados

Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados

A epilepsia afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, representando um grande desafio diário para muitos pacientes. No primeiro episódio da nova temp

Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”

Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”

O governo de Rondônia reuniu centenas de ciclistas para o 3° Passeio Ciclístico, evento realizado em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, come

TCE destaca atendimento e aponta novas falhas na fiscalização nas UPAs e Policlínicas de Porto Velho

TCE destaca atendimento e aponta novas falhas na fiscalização nas UPAs e Policlínicas de Porto Velho

Uma nova rodada de fiscalizações foi realizada neste domingo (13/4), pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO). As equipes de auditório

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)