Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Laboratório Central realiza ações para combate à dengue


 
O Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) inicia ações para diminuir a incidência de dengue na população do Estado. Com o início do período chuvoso, o laboratório está realizando capacitações técnicas sobre entomologia e pesquisa visando o combate ao mosquito transmissor.

Entre os diversos trabalhos que estão sendo realizados estão a avaliação dos equipamentos de aplicação espacial de inseticida, a termonebulização e nebulização (fumacê), da Central de UBV (ultra baixo volume) do Estado, que atualmente fica em Ji-Paraná.

Pesquisa em campo

Também está sendo realizada a coleta de ovos do mosquito transmissor (Aedes aegypti), através da instalação de armadilhas ovitrampas (que são recipientes de plástico com capacidade para 500ml e uma palheta de eucatex, que é emergida em solução de feno (liquido atrativo para o vetor).

A instalação e a coleta de ovos do vetor da dengue, através das armadilhas é uma necessidade para fins de avaliação das medidas de controle com uso de inseticida químico nos criadouros artificiais. Esta atividade ocorre antes e após o tratamento com o produto químico, daí a necessidade de avaliar a eficácia do produto, o desempenho da bomba e do profissional em seguir as recomendações de horário de freqüência do vetor.

Além das ações de prevenção, o Lacen está capacitando profissionais das secretarias de saúde que trabalham nos laboratórios de pesquisa entomológica, para a detecção de focos do Aedes.

O diretor geral do Lacen, Luis Tagliani, afirma que a pesquisa está sendo feita em pontos estratégicos, onde há maior foco do mosquito, pesquisa em armadilha virtual, vetorial e o vetor na fase aquática e adulta.

O secretário estadual de saúde Williames Pimentel afirma que este é o período de prevenção. Todos os cuidados por parte da Sesau estão sendo tomados para que a população tome consciência e faça também a sua parte nos cuidados com a dengue.

Fonte: Antonia Lima 
 

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agevisa parabeniza Hospital Central

Agevisa parabeniza Hospital Central

Na semana passada, A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) entregou uma placa ao Hospital Central para parabenizar a conceituada instit

Fiscalização do TCE-RO induz melhorias no João Paulo II em benefício da população

Fiscalização do TCE-RO induz melhorias no João Paulo II em benefício da população

Um dos casos mais recentes do trabalho cooperativa entre TCE e gestão pública ocorreu no Pronto-Socorro João Paulo II, o maior hospital de urgência e

Prefeitura de Ji-Paraná promove ação “Comando Saúde” para caminhoneiros

Prefeitura de Ji-Paraná promove ação “Comando Saúde” para caminhoneiros

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Vigilância em Saúde, realizou a ação Comando Saúde, voltada para

Atendimentos no Hospital João Paulo II reduziram 8,2% durante o Carnaval 2025

Atendimentos no Hospital João Paulo II reduziram 8,2% durante o Carnaval 2025

O Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência, registrou redução nos atendimentos durante o Carnaval

Gente de Opinião Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)