Segunda-feira, 21 de dezembro de 2009 - 11h57
Um convênio assinado entre Prefeitura de Guajará-Mirim e a FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, vai garantir o atendimento e a concessão de estágio curricular dos alunos do curso de graduação em medicina nas unidades de saúde do município.
O termo de cooperação técnica e pedagógica, subscrito pelo prefeito Atalibio Pegorini e o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, tem como objetivo propiciar estágio supervisionado e aulas práticas curriculares aos alunos do curso de medicina, em atividades de auxílio e assistência às pessoas que procuram atendimento nas unidades de saúde do município.
De acordo com o prefeito Atalibio José Pegorini, o convênio proporcionará aos estudantes a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica. “Os acadêmicos prestarão serviços em sua área de formação profissional e, em contrapartida, ganharão aperfeiçoamento técnico no sentido de prepará-los para o exercício da medicina e da cidadania”, destacou Atalibio.
Segundo o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, serão aplicados estágios supervisionados e aulas práticas aos acadêmicos em todas as unidades de saúde do município. “Nossos alunos, em todas as fases de seus estágios, sempre estarão acompanhados pelo seu professor e especialista na área, de forma que a qualidade do atendimento à população não seja prejudicada”, revelou Aparício.
Os acadêmicos de medicina farão estágio e treinamento nas seguintes unidades de saúde do município: Hospital Regional de Guajará-Mirim, com 62 leitos, dos quais dez leitos estão na Ala Feminina e outros dez na Ala Masculina da Clínica Médica e Cirúrgica; seis leitos na Obstetrícia e Ginecologia; oito leitos na Pediatria; seis leitos na Ortopedia Pediátrica; seis leitos na Ortopedia Adulta; seis leitos no Neonatal; quatro leitos no Pré-Parto; e quatro leitos no Pronto Socorro. Também se incluem no convênio, o Laboratório de Análises Clínicas, o Serviço de Radiologia, sete Postos de Saúde (um no Distrito de Iata e outro no Distrito de Surpresa, cinco nos bairros e um CAPS), e os 68 leitos previstos da Maternidade que se encontra em fase de construção.
O diretor geral da FIMCA ressaltou a importância da participação dos estudantes na rede pública de saúde, informando que “a estratégia pedagógica também passa pelo aprender-fazendo”. Para ele, esse contato é fundamental, pois prepara o estudante para as situações concretas da profissão. ”Por isso estamos ampliando o raio de ação do nosso internato de medicina, antes limitado apenas à capital. Estamos agora interiorizando o campo de estágio para oportunizar aos nossos acadêmicos esse contato direto com as diversas comunidades do Estado de Rondônia”, arrematou.
Fonte: Sergio Mello
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu