Segunda-feira, 25 de novembro de 2013 - 12h18
Encerrando as atividades oficiais do “Novembro Azul”, Cipa/Emater-RO e Gerência de Qualidade/Detran-RO promoveram a vinda de um especialista em câncer de próstata para proferir palestra sobre o assunto. Com o auditório lotado Dr. Erasmo Xavier de Brito, oncologista clínico do Hospital do Câncer de Barretos/SP, esclareceu dúvidas e falou das formas de prevenção da doença. Ao término da palestra foi realizado um Pit Stop, levando para a população as informações obtidas na palestra.
A parceria firmada entre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Emater-RO e a Gerência de Qualidade do Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), nasceu de uma ação de cunho social de conscientização que os órgãos do governo estadual de rondoniense desenvolvem, demonstrando a preocupação com proliferação da doença.
Segundo disse o Dr. Erasmo, o câncer de próstata já é a segunda maior causa de morte entre os homens no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pulmão. “Em cada 10 homens com mais de 50 anos, quatro terão câncer de próstata”, diz o oncologista.
Somente em 2009, foram detectados no Brasil, 60 mil novos casos de câncer de próstata. Isso acontece por vários motivos, porém os mais graves são: a falta de informação ou de acesso a ela; o preconceito; e o medo do exame, “mas a doença, quando detectada e tratada, tem 90% ou mais de chances de cura.
Novembro Azul
As atividades de conscientização e prevenção contra o câncer de próstata foram realizadas ao longo do mês de novembro que, a exemplo do outubro rosa, de prevenção ao câncer feminino, recebeu o título de novembro azul, com o objetivo de incutir nos homens a necessidade de prevenção da doença. Essa necessidade foi endossada pelo diretor geral adjunto do Detran-RO, Antônio Manoel Rebello Chagas, que, na abertura do evento falou “da importância de se lutar por um bem tão grande que é a saúde do home, e da mulher”.
O presidente da Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC), Nelson Verdana, falou da instituição e da importância de o homem encarar essa doença de frente. Já, Francisco Mende de Sá Barreto Coutinho, secretário adjunto da Emater-RO alertou que, apesar de a maioria dos homens terem mais dificuldade para fazer o exame, ele é necessário para quem quer viver. “A Emater-RO tem se empenhado em levar essa informação ao homem do campo”, disse.
Luiz Gomes Furtado, secretário executivo da Emater-RO, enfatizou a necessidade de o homem ser cuidadoso, não somente com o Câncer, mas com tudo que envolve a sua saúde. “Novembro azul tem sido muito importante para Emater-RO e faz parte das atividades da instituição”, disse o secretário alertando que “temos que nos desprover do machismo e fazermos nossos exames, anualmente”.
Prevenção
A instalação de uma unidade do Hospital do Câncer de Barretos em Porto Velho tem contribuído muito para uma maior detecção e atendimento à doença no estado. O fato de as pessoas não precisarem mais sair de Rondônia para fazer o diagnóstico tem permitido que mais pessoas busquem atendimento mais rápido e, consequentemente, a chance de cura é iminente.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Wiliames Pimentel, o governo do estado investe mais de 16 milhões de reais na manutenção da extensão do Hospital de Barretos em Porto Velho, “para fortalecer um dos maiores agravos do estado, que é o câncer”, projeto este coordenado pelo secretário adjunto da saúde, Luis Eduardo Maiorquim.
Ainda segundo o secretário, o governo está investindo em outros setores da saúde, como as questões do coração e da hipertensão, bem como a implantação de cinco novos centros cirúrgicos, e da aquisição de novos equipamentos, a exemplo dos tomógrafos de 16 canais, adquirido recentemente.
Pimentel contou ainda, sobre sua experiência com o exame de próstata. Em depoimento ele falou, de forma descontraída, detalhes da técnica aplicada e do sentimento que os acomete durante o exame. “Mas fazer o que? Temos que fazer o exame”, declarou, ganhando a simpatia de todos.
Um depoimento também foi dado pela empregada da Emater-RO, Dulcineide Alves Ferreira, que falou da experiência vivida com seu pai. Segundo ela, por preconceito, seu pai não fez o exame de próstata, e foi vítima da doença.
Ao término da palestra foram realizados sorteios de duas camisetas e um aparelho cortador de cabelo para os homens que participaram do evento. E, para encerrar as atividades, todos foram convidados para participarem do Pit Stop, realizado na avenida Farquar, em frente ao escritório central da Emater-RO, com o objetivo de multiplicar as informações de combate e prevenção ao câncer de próstata.
Fonte: Wania Ressutti
TCE-RO fiscaliza hospital e unidades de saúde no fim de semana para melhorar atendimento à população
As permanentes inspeções do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) seguiram, na tarde deste sábado (11/1), em unidades de pronto-atendime
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista: