Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Militares do Exército aderem a campanha da Fhemeron e fazem mutirão para doar sangue em Porto Velho



No inicio da semana, os funcionários da Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron) depararam-se com uma queda de 30% no banco de sangue. Do tipo O- (negativo), considerado raro, só restavam duas bolsas. A queda foi ocasionada, segundo dados da fundação, pelo aumento de cirurgias e acidentes de trânsito no fim de semana. A saída foi intensificar as campanhas em busca de doadores.

Gente de Opinião

Durante toda a manhã militares doaram sangue

A Fhemeron, juntamente com a Pastoral da Saúde, espalhou mensagens de celular convidado à população para doar sangue. Ao saber do apelo, o Major Mário Ivo reuniu 60 militares da Companhia de Comando da 17ª Brigada de Infantaria e Selva, na manhã desta quinta-feira (22), para doar sangue. “Nós organizamos para que numa manhã todos os militares pudessem vir doar. Ao todo vieram 60 homens”, explica o Tenente Mota, oficial de comunicação social.

Em cerca de quatro horas de atendimento, mais de 100 doadores foram atendidos, entre militares e a comunidade em geral. Para a fundação manter abastecidos os hospitais, maternidades, unidades de terapia intensiva, além de atender as emergências, Porto Velho precisa pelo menos manter essa média diariamente.

Gente de Opinião

2º sargento Almir Rogério doou sangue pela quarta vez

O 2º sargento Almir Rogério explicou que a importância dessa atitude está em fazer o bem sem olhar a quem. “Para mim é uma questão de solidariedade, é ajudar quem precisa. Nosso sangue vai para pessoas que estão precisando e que a gente nem sabe quem é”. O sargento doou sangue pela quarta vez nesta quinta e diz que tenta repetir o gesto sempre que pode.

A principal recomendação para quem quer ser um doador é estar saudável. Além de ter idade entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, e levar um documento de identificação com foto. Menores de 18 anos também podem doar, mas devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Apesar de não ser necessário estar em jejum, alimentos gordurosos devem ser evitados nas 4h que antecedem a doação, e as bebidas alcoólicas nas 12h.

“Para doar sangue é simples, se você tem vontade de ajudar seu próximo você já tem meio caminho andado”, declara Maria Luiza Pereira da Silva, assistente social responsável pela captação de doadores.

A fundação funciona de segunda à sexta-feira, das 7h15 às 18h. E nos sábados das 8h às 12h.
 


Fonte
Texto: Êrica Blanc
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agevisa parabeniza Hospital Central

Agevisa parabeniza Hospital Central

Na semana passada, A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) entregou uma placa ao Hospital Central para parabenizar a conceituada instit

Fiscalização do TCE-RO induz melhorias no João Paulo II em benefício da população

Fiscalização do TCE-RO induz melhorias no João Paulo II em benefício da população

Um dos casos mais recentes do trabalho cooperativa entre TCE e gestão pública ocorreu no Pronto-Socorro João Paulo II, o maior hospital de urgência e

Prefeitura de Ji-Paraná promove ação “Comando Saúde” para caminhoneiros

Prefeitura de Ji-Paraná promove ação “Comando Saúde” para caminhoneiros

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Vigilância em Saúde, realizou a ação Comando Saúde, voltada para

Atendimentos no Hospital João Paulo II reduziram 8,2% durante o Carnaval 2025

Atendimentos no Hospital João Paulo II reduziram 8,2% durante o Carnaval 2025

O Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência, registrou redução nos atendimentos durante o Carnaval

Gente de Opinião Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)