Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Ministro da saúde assegura recursos para odontologia nacional


Ao participar da solenidade de criação dos Conselhos Regionais e Federal, na última sexta-feira no Rio de Janeiro, a presidente do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia, ao cumprimentar o ministro da Saúde Jose Gomes Temporão, recebeu dele a certeza de mais investimentos na saúde bucal para todo o pais. Em especial para  o Estado de Rondônia,  o ministro disse que já esteve em vários municípios como Vilhena e Ji-paraná entre outros e não descarta investimentos na área bucal diferenciada, pois conhece a realidade da região e a necessidade urgente de investimentos nesta área.

Recém-empossado, o novo ministro tem longa experiência como sanitarista e gestor público, tendo exercido as funções de professor e pesquisador da Fiocruz, e mais recentemente a de presidente do Instituto Nacional do Câncer (Inca), quando liderou uma série de reformas voltadas para a humanização do atendimento público em saúde. Temporão anunciou ainda o investimento de R$ 2 milhões em bolsas para pós-graduação em odontologia. Ao encerrar sua fala, garantiu ao público que a saúde bucal continuará sendo uma prioridade deste governo. Foi aplaudidíssimo.

Para a cirurgia-dentista Sandra Menezes, com os investimentos feitos pelo governo federal na área da saúde bucal brasileira, como bem disse o ministro,  vemos uma acentuada queda nas extrações realizadas pelo SUS". Notamos que as extrações deram lugar aos procedimentos preventivos e de mais alta complexidade, como ortodontia.

Já o presidente do Conselho Federal, cirurgião-dentista  Miguel Nobre disse que há 43 anos, o Conselho Federal e os 27 Conselhos Regionais de Odontologia formam uma só Autarquia, ou seja, uma só rede. Graças à própria evolução da profissão e de suas lideranças políticas, hoje esta rede se encontra em um nível muito mais qualificado de integração, que batizamos de Sistema Conselhos de Odontologia.

Nobre destacou a iniciativa do CFO na criação de uma rede informatizada com os 27 CROs, garantindo a troca de informações em tempo real, integração estendida agora a todo o sistema contábil.

Medalha de Honra ao Mérito
Ao equiparar o Código de Ética Odontológica ao Código do Consumidor e à Constituição Brasileira como ferramentas promotoras de cidadania, Miguel Nobre resumiu assim a importância da entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional. "Uma sociedade se faz de exemplos e o país anda precisando deles."

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em Porto Velho, Força Nacional do SUS segue com visitas a unidades de saúde da atenção básica e especializada

Em Porto Velho, Força Nacional do SUS segue com visitas a unidades de saúde da atenção básica e especializada

Em meio ao estado de emergência na saúde decretado pela Prefeitura de Porto Velho, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN/SUS) deu continuidad

Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública

Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública

Nesta terça-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho apresentou os profissionais da Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde que estão na capital, a

Fiscalização do TCE-RO melhora atendimento nas UPAs de Porto Velho, mas revela falhas graves

Fiscalização do TCE-RO melhora atendimento nas UPAs de Porto Velho, mas revela falhas graves

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou fiscalizações, neste sábado (1º/2), em unidades de saúde de Porto Velho. O trabalho per

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)