Quinta-feira, 2 de março de 2017 - 07h20
Mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1%) sofrem de diabetes e a doença mata 72 mil pessoas por ano no Brasil, revela um relatório da Organização
Mundial de Saúde (OMS).
O Movimento Superação, comunidade formada por cidadãos portadores de necessidades especiais, entre os quais, associados vítimas do diabetes, deram início ao Projeto Cataca, uma ação em Rondônia, voltada para a prevenção da doença.
Prevenir este mal com a divulgação de conhecimento, além de salvar vidas, diminui os investimentos públicos em saúde, pois estudos dizem que pequenos hábitos em exercícios, alimentação saudável e diminuição de estresse, podem dar longevidade e mais qualidade de vida ao ser humano.
O Projeto Cataca, pretende com esta ação, combater o diabetes e evitar perdas irreparáveis de amigos saudosos como: Ademar Scheidt, Sérgio Melo, Walmir Miranda, Carlos Cataca, ex-presidente da Asdevron, associação dos cegos de Rondônia, cujo sobrenome e por sua luta contra a doença, nós homenageamos na ação, além de muitos outros queridos que foram vítima deste mal.
O jornalista João Batista, cego há cinco anos por complicações do diabetes, alerta que: O diabetes, é um mal silencioso, que afeta pessoas em todas as idades, seja por genética, sedentarismo, má alimentação ou outros fatores. A doença pode ser evitada ou controlada com bons hábitos ou tratamento médico. Casos como visão alterada, emagrecimento repentino, sêde excessiva, ganho de peso, urina frequente e até a presença de formigas no vaso sanitário, podem ser um alerta para procurar um médico, pois a doença é traiçoeira, podendo causar cegueira, amputações de membros e levar a morte.
Há anos, o jornalista rondoniense, Mario Moraes, também diabético, já dizia que este, era o mal do século, infelizmente, viramos o século e pouco mudou, portanto, prevenir é a melhor solução contra o diabetes.
Redes Sociais
Já estamos nas redes sociais com uma mensagem em panfleto digital em parceria com os colaboradores Alerta Rondônia, Jornal Notícia Na Hora, Arjore, Associação de Jornais Eletrônicos de Rondônia, Apinvaj, Associação de Jornalistas do Vale do Jamari, Atlantis News e Asdevron, Associação dos Deficientes Visuais de Rondônia.
Ação rondoniense contra o diabetes
Voluntários
Seja um parceiro e voluntário das ações do Movimento Superação Rondônia: Projeto Cataca / Asdevron, Associação dos Deficientes Visuais de Rondônia.
Email: jbsnnh@gmail.com
Skype e Facebook: jbexterna
Fones: (69) 3302 0177 / 9 9240 4550
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé