Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Município disponibiliza vacina contra Hepatite A


A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), disponibilizou em toda a rede pública de saúde a vacina contra a Hepatite tipo A, antes acessível somente na rede particular ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por recomendação médica, exclusivamente aos portadores de doenças crônicas.

Tem direito à imunização as crianças de 12 meses a menores de 2 anos. Estão sendo distribuídas neste primeiro momento 4 mil doses, com a meta de proteger aproximadamente 8 mil crianças nesta faixa etária.

De acordo com a Chefe da Divisão de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, apesar de ser mantido um ritmo de campanha para alcançar o maior número de imunizados possível, a vacina será disponibilizada na rotina de todos os postos de saúde ativos, sendo 19 na zona urbana e 20 na zona rural, funcionando de segunda a sexta, das 08h às 18h. “Esta é uma doença comum entre o público infantil, principalmente de 4 a 5 anos, por recomendação do Ministério da Saúde disponibilizamos para os mais novos por estarem em uma fase mais vulnerável e de resposta imunológica melhor”, comentou Elizeth.

Com a dose única contra a Hepatite A, a Chefe da Divisão de Imunização acredita que sejam reduzidos os índices de internações por doenças diarreicas e gastroenterites. “A prevenção desta doença viral é a arma mais importante para o seu controle e por este motivo a ideia é priorizar o cidadão do futuro”, comentou.

Para ter acesso à dose única, basta que os pais ou responsáveis encaminhem-se até a unidade de saúde mais próxima portando o cartão de vacina da criança.


A doença

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos de hepatite A em todo o mundo, sendo identificados casos esporadicamente e epidemias, com uma tendência para as recorrências cíclicas. Embora seja uma doença auto-limitante do fígado, o vírus em si não é citopático, mas as manifestações clínicas da doença podem ser graves, conduzindo a uma estimativa de 34.000 mortes em 2005. A gravidade da doença é fortemente dependente da idade. A principal via de contágio é a fecal-oral, por contato inter-humano ou por meio de água e alimentos contaminados.

Fonte: Renata Beccária

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Serviços e especialidades médicas para tratamentos mais complexos são oferecidos na Policlínica Oswaldo Cruz

Serviços e especialidades médicas para tratamentos mais complexos são oferecidos na Policlínica Oswaldo Cruz

A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)