Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Música pode potencializar tratamento contra hipertensão



Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostra que a música pode intensificar os efeitos de medicamentos contra a hipertensão arterial. O estudo, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Juazeiro do Norte, a Faculdade de Medicina do ABC e a Oxford Brookes University (Inglaterra), identificou os benefícios da associação em 37 pacientes.

Os participantes da pesquisa foram avaliados durante dois dias. No primeiro, logo após ingerir a medicação, eles escutaram música durante uma hora. No segundo, os remédios eram administrados, mas eles apenas usavam os fones sem nenhuma melodia. “Nós concluímos que a música intensificou, em curto prazo, os efeitos benéficos do medicamento anti-hipertensivo sobre o coração”, disse o coordenador do estudo, o professor do Departamento de Fonoaudiologia da Unesp Vitor Engrácia Valenti.

Para verificar os efeitos da música, foi usado o método da variabilidade da frequência cardíaca, que tem mais precisão e sensibilidade para avaliar as alterações no coração. Entre os efeitos observados estão a desaceleração dos batimentos e a redução da pressão arterial.

Música pop

Os pacientes foram estimulados com músicas instrumentais das cantoras pop Adele e Enya. “Nós pensamos nessas músicas porque são mais popularmente aceitas”, comentou Valenti sobre a escolha. O grupo tem pesquisado desde 2012 os efeitos da música sobre o coração. Nos experimentos anteriores havia sido usada música erudita.

A partir de estudos feitos em animais, a hipótese dos pesquisadores para os resultados da associação entre o medicamento anti-hipertensão e a música é que a combinação aumenta a absorção dos remédios pelo organismo. “[A música age sobre] um nervo que estimula o sistema gastrointestinal, causa uma vasodilatação, aumenta a absorção do intestino nos animais. Uma hipótese é que a música acelerou a absorção do medicamento pelo intestino”, explicou o coordenador do trabalho.

Além de potencializar o tratamento em pacientes cardíacos ou hipertensos, Valenti acredita que a música pode se tornar um método auxiliar para prevenir o desenvolvimento da doença em pessoas com essa propensão. “A música pode ser associada com o medicamento para melhorar ainda mais a saúde dos pacientes, até preventivamente, quando a pessoa tem risco de desenvolver uma doença cardiorrespiratória”, acrescentou.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Atendimentos no Hospital João Paulo II reduziram 8,2% durante o Carnaval 2025

Atendimentos no Hospital João Paulo II reduziram 8,2% durante o Carnaval 2025

O Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência, registrou redução nos atendimentos durante o Carnaval

‘PVH em Ação’ leva atendimentos de saúde a milhares de moradores de Porto Velho

‘PVH em Ação’ leva atendimentos de saúde a milhares de moradores de Porto Velho

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) participou, no último sábado (8), da primeira edição do “PVH em Ação”, evento em homenagem ao Dia Internacion

Primeiro parto no Hospital Regional Dr. Júlio Pérez Antelo marca história em Guajará-Mirim

Primeiro parto no Hospital Regional Dr. Júlio Pérez Antelo marca história em Guajará-Mirim

No domingo (9), um dia após a inauguração do Hospital Regional Dr. Júlio Pérez Antelo, em Guajará-Mirim, a nova unidade hospitalar celebrou seu prim

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)