Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Mutirão do Cartão SUS assegura acesso da população



Até mesmo quem possui plano de saúde precisa do cartão SUS é o que diz a diretora do Departamento de Auditoria e Controle (DAC) Caris Regina Valença ao convidar a população para o segundo dia do mutirão que será na Zona Leste da cidade.

O plano de saúde não dá garantias de acesso a todos os exames, principalmente em tratamentos mais complexos. "Há momentos que mesmo quem tem plano de saúde precisa da rede pública para fazer exames que o convênio médico não possui . E para ter acesso ao atendimento e poder realizar os exames, que são chamados de alta e média complexidade, é indispensável o cartão nacional do SUS", conclui.

O mutirão começou semana passada na zona Sul da cidade e durante sete horas fez a inclusão as pessoas que compareceram com RG e CPF ou Certidão de Nascimento.A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) já cadastrou 68% dos portovelhenses e pretende atingir a meta de 60.000 pessoas até o dia 26, com mutirão e pólos de cadastramento espalhados semanalmente em cada zona da cidade.

A beneficiada nesta segunda etapa é a Unidade de Saúde Hernandes Índio, na Zona Leste, que partir das 8h da manhã começa a fazer o cadastramento. O propósito do mutirão é garantir a população o acesso ao cartão nacional do SUS que é essencial para a realização de exames e a partir do mês de outubro será obrigatório a apresentação para consultas na rede do SUS.

O
 paciente que possui o cartão SUS tem agilidade em seu atendimento tanto durante consultas de rotina, como em emergência e urgência. E se necessário a transferência para tratamento em outro Estado ou município o cartão SUS agiliza o processo.

O mutirão terá como pólo a Unidade de Saúde Hernandes Índio e haverá outros subpolos distribuídos na região. O mutirão começa às 8h da manhã e vai até 15h na rua Mamoré, s/n. bairro Teixeirão.

Fonte: Renata Pimentel
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis

Vilhena (RO) contará com nova Unidade Básica de Saúde de porte V

Vilhena (RO) contará com nova Unidade Básica de Saúde de porte V

O município de Vilhena, em Rondônia, será beneficiado com a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte V, aprovada no Novo Programa de A

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)