Sábado, 24 de novembro de 2012 - 05h55
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) mobiliza neste sábado (24) a 13ª edição Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, com cobertura simultânea em 25 estados e Distrito Federal. Em Rondônia, os atendimentos serão realizados na Santa Casa de Misericórdia de Ji-Paraná, único posto de atendimento credenciado à ação, das 9h às 15h, com a meta de receber 500 pacientes. Eles serão atendidos pelas equipes médicas voluntárias e, apresentando suspeita de câncer da pele, serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito.
De acordo com o dermatologista e coordenador estadual da campanha, Silmar Regis Camarini, o diagnóstico precoce é determinante para garantir a sobrevida e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz. “A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco do câncer da pele. Países como o Brasil estão mais expostos a esse tipo de doença e, por isso, é tão importante oferecer orientação a todos para diminuir a alta incidência e alcançar a cura”, explicou.
A médica Alessandra Dalla Martha Camarini, uma das mobilizadoras, lembrou que o mote da ação deste ano será “Evite o câncer da pele: faça exame preventivo gratuito”. Para ela, é importante que o paciente possa fazer o autoexame, ou seja, observar sua própria pele. “queremos reforçar a importância do exame preventivo à toda a população e principalmente para os pacientes de risco”. O alerta ocorre, principalmente, para quem tem a pele muito clara que sempre fica vermelha e nunca bronzeia; Possuem muitas pintas pelo corpo; sofreu queimaduras pelo sol; possui sardas na face e/ou ombros; Já tiveram câncer da pele; se expõe ao sol sem proteção; possui uma pinta que esta mudando de cor; tem uma “feridinha” que não cicatriza e Idosos. Qualquer um dos fatores é motivo para comparecer ao exame preventivo.
DADOS LOCAIS
Em 2006 foram realizados 1243 exames com 89 casos detectados, no ano de 2007 mais 908 atendimentos com 102 casos detectados, e em 2008 foram investigadas 702 pessoas sendo que 117 casos foram diagnosticados, Já em 2009, um total de 401 pacientes foi examinado, com 39 casos confirmados. Em 2010, a procura foi de 305 pessoas. Destes, 54 novos casos foram detectados. No ano seguinte, de 2011, foram 404 atendimentos com 52 casos diagnosticados e com resolução completa de todos os casos.
DADOS NACIONAIS
Em 2011, a ação de Combate ao Câncer da Pele da SBD atendeu a 31.697 pessoas, sendo que as mulheres foram maioria, com cerca de 20 mil atendimentos (60,75%).
Participaram da ação de conscientização da SBD quase quatro mil médicos em 151 postos de saúde do País. Do total de pessoas examinadas, 61,76% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 12,51% foram diagnosticadas com câncer da pele.
O CÂNCER DA PELE
O câncer da pele consiste em um crescimento anormal das células que compõem a pele, classificados de acordo com a sua localização na epiderme, podem ser eles: carcinoma basocelular, o mais comum entre todos, é visto como uma mancha e atinge a parte mais profunda da pele; carcinoma espinocelular, ocorre na forma de nódulo atingindo a camada central da pele; e o melanona, mais incomum e mais perigoso, sendo a principal causa de morte da doença, apresenta manchas escuras, como pintas.
Fonte: Etiene Gonçalves
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé