Esta semana o novo Espaço Mulher completa 1 mês de funcionamento. Inaugurado no dia 20 de dezembro de 2013, construído com recursos compensatórios do consórcio Santo Antônio Energia e sob responsabilidade da Prefeitura de Porto Velho, o local oferece estrutura aprimorada para garantir cidadania, segurança e saúde às mulheres porto-velhenses. Dentro do complexo funciona o Centro de Referência Saúde da Mulher (CRSM), que dispõe de uma equipe multidisciplinar para o suporte ao pré-natal de alto risco e lesões precursoras do câncer do colo do útero.
Para o Prefeito Mauro Nazif, o novo complexo integrado foi construído para humanizar o atendimento às mulheres desde o acolhimento em casos de violência até a assistência contínua na gravidez e acompanhamento ginecológico. Nesse sentido o CRSM tem realizado um trabalho primordial de apoio à saúde da mulher que é destaque na região norte, com reconhecimento dos níveis de eficiência e qualidade aprovados nacionalmente pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer). Nas próximas semanas uma equipe de reportagem do programa jornalístico “Conexão Repórter”, da rede de televisão SBT, estará em Porto Velho para divulgar a nível nacional o trabalho diferenciado e acolhedor que o Espaço Mulher presta à população feminina portovelhense.
O Centro comporta uma estrutura de cinco consultórios equipados para ginecologia; um consultório para consulta psicológica e nutricional; um laboratório de citologia oncótica, especializado no diagnóstico do câncer do colo do útero; uma sala para palestras, oficinas e outros eventos de educação em saúde. O corpo multidisciplinar de 38 profissionais é divido entre médicas ginecologistas, obstetras, enfermeiras, nutricionista, psicóloga e técnicas de enfermagem.
Segundo Eulina Cruz, diretora do CRSM, a qualidade dos serviços oferecidos tem atraído cada vez mais a população feminina, incluindo mulheres de outras cidades como Guajará-Mirim, Humaitá e até usuárias bolivianas. Mesmo com o período de transição do Centro, que antes funcionava anexo à USF Rafael Vaz e Silva, o fluxo de atendimento no primeiro mês de reinauguração atingiu 534 triagens, 199 procedimentos de CAF e colposcopias (cirurgias de alta frequência e exame do colo do útero), 148 acompanhamentos de pré-natais de alto risco e 22 aplicações de contraceptivos injetáveis. Ainda assim muitas mulheres acabam se enganando em procurar esses serviços diretamente no CRSM. Todos os procedimentos realizados pelo Centro são agendados através de encaminhamentos emitidos pelas Unidades da Saúde da Família na rede municipal.
Apenas os médicos de PSF (Programa Saúde da Família) podem determinar se a paciente precisa ou não receber o tratamento continuado no CRSM. O Centro dá suporte aos métodos de Planejamento Familiar e tratamento do câncer do colo do útero, somente em casos complexos o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro recebe as demandas devidamente diagnosticadas. A dona de casa Ana Solange Costa, moradora do bairro Mato Grosso, destacou estar satisfeita com o acompanhamento que recebe no novo Centro. “A mudança de sede trouxe uma estrutura ótima, principalmente na agilidade no atendimento e um maior espaço. Faço o acompanhamento pré-natal desde os dois meses de gravidez, hoje estou grávida há 5 meses e pretendo continuar o acompanhamento até o fim”, afirmou a gestante.
O novo Espaço Mulher está localizado na Avenida Lourenço Antônio Pereira Lima, bairro Embratel, ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança.
Fonte: Collien Rodrigo
Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)