Segunda-feira, 12 de abril de 2021 - 16h37
O processo para a aquisição da
vacina contra a Covid-19 chegou à última etapa. Após cumprir todos os trâmites
de tudo o que lhe competia, a Prefeitura de Porto Velho agora aguarda a
confirmação da data de entrega das doses.
“O que a Prefeitura tinha a
fazer, ela fez. Foram muitas etapas burocráticas e vencemos todas. Acredito que
Porto Velho é o ente, entre prefeituras e Estados, que está mais perto de
adquirir e aplicar as vacinas por conta própria”, afirma o prefeito Hildon
Chaves.
PROCESSO
O primeiro passo para a aquisição
das vacinas contra a Covid-19 foi a manifestação de interesse e a comprovação
de recursos financeiros pela Prefeitura para honrar o pagamento.
Com recursos próprios, além de
valores oriundos de emendas parlamentares, a Prefeitura efetuou o depósito de
R$ 20 milhões em uma conta bancária. A notícia foi comunicada pessoalmente pelo
Prefeito Hildon Chaves em uma coletiva à imprensa.
“Isso só ocorreu pelo fato de
Porto Velho ser uma das oito capitais do país com as contas em dia. Por isso,
tivemos as condições de fazer o aporte nesse valor”, explica o prefeito.
Cumprida
essa etapa, o fornecedor emitiu o aceite e enviou a minuta de contrato.
Posteriormente, houve a análise do documento e ajustes dos termos contratuais
para a efetiva assinatura.
Com o contrato assinado, ocorreu
a contratação de uma empresa de ‘trading’ e despachante aduaneiro, ou seja, uma
empresa intermediária que se encarrega de apresentar à alfândega a documentação
relativa ao despacho aduaneiro de importação ou exportação.
Por fim, houve a emissão da carta
de crédito. Na prática, trata-se do documento emitido pelo banco indicando que
o valor depositado está condicionado à entrega das vacinas, com a certificação
internacional e todas as garantias e segurança.
GARANTIAS
Agora, a Prefeitura aguarda a definição da data de entrega da vacina pelo
fornecedor. Todo o processo foi elaborado para garantir a máxima segurança e certeza
de recebimento das doses. Quando a carga estiver embarcada, em frete aéreo, o
Município terá até dez dias úteis para autorizar o banco a efetuar o pagamento.
“É importante destacar que não
tratamos com o laboratório fabricante da vacina AstraZeneca, mas com o
representante comercial do imunizante”, explica Marcelo Thomé, presidente da
Agência de Desenvolvimento de Porto Velho.
O prazo contratado para a entrega
das doses é de 30 a 45 dias após a assinatura do contrato. Este tempo se
encontra em vigor e a data limite é em torno do dia 15 de maio de 2021.
META
Desde o anúncio da aquisição das doses, o prefeito de Porto Velho vem
destacando a necessidade de montar uma força tarefa para imunizar o maior
número de moradores no menor tempo possível.
“A nossa meta é imunizar 200 mil
pessoas em dez dias. Para alcançar essa marca precisaremos de médicos
voluntários, enfermeiros e que todos da área da saúde que se prontifiquem. Cada
hora, cada dia perdido é uma vida que se vai em Porto Velho”, afirma o prefeito.
No ato da aplicação da vacina será exigido um documento que comprove que a
pessoa atendida reside em Porto Velho.
Governo de RO reajusta processo de terceirização do JP II após recomendação dos órgãos de controle
Veja a reportagem:
Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o processo referente ao Aviso de Contratação nº 90127/2025 segue em andamento, pas
Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados
A epilepsia afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, representando um grande desafio diário para muitos pacientes. No primeiro episódio da nova temp
Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”
O governo de Rondônia reuniu centenas de ciclistas para o 3° Passeio Ciclístico, evento realizado em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, come