Quinta-feira, 29 de setembro de 2016 - 06h01
A campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância de se prevenir contra a câncer de mama, é um movimento que teve início nos Estados Unidos, em 1997, e foi ganhando adesão de outros países, a exemplo do Brasil, que investem na conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, pois o tratamento na fase inicial da doença tem salvado muitas vidas. O símbolo da campanha é um laço rosa, cor que se popularizou e muitos prédios públicos aderem com faixas e iluminação no mês de outubro para alertar e chamar a atenção para a saúde da mulher, já que a doença é silenciosa.
Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina, quando se percebe um nódulo na região dos seios. Muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem. O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico, e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade. O câncer de mama possui índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto na fase inicial da doença.
Para facilitar o acesso às servidoras que trabalham no Palácio Rio Madeira, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está disponibilizando agendamento para exames de mamografia e papanicolau que serão realizados no período de 3 a 7 de outubro.
Para realizar o agendamento, a servidora que se enquadra no perfil deve procurar o Ambulatório do PRM até esta quinta-feira (29), portando cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, no horário das 8h às 13.
O exame de mamografia estará disponível para mulheres com idade entre 40 a 69 anos. O papanicolau é para mulheres na faixa etária de 25 a 69 anos. Para fazer os dois exames, deve-se levar cópia dos documentos em duplicidade exigido para cada exame a ser realizado. Os exames serão realizados das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé