Sábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Para PHD políticas públicas de saúde favorece idosos


Para PHD em geriatria, políticas públicas
de saúde podem favorecer a terceira idade

Investir em atualização médica, como forma de melhorar a saúde pública e garantir atendimento profissional de qualidade, é um dos melhores recursos para aumentar a expectativa de vida do homem na Amazônia. Quem garante é o médico especialista em pneumologia, cardiologia e geriatria, Euler Ribeiro, que, neste final de semana, ministrou curso sobre geriatria para mais de 40 médicos da capital e do interior, no auditório do Conselho Regional de Medicina, em Porto Velho.

"A expectativa de vida está cada vez mais crescente em todo o mundo. Na Amazônia não é diferente, mas para que essa longevidade seja boa é preciso que os órgãos competentes tenham cuidados especiais com as políticas públicas de saúde", explica.

Euler Ribeiro destacou a iniciativa do Cremero em realizar o Curso de Educação Médica Continuada pelo segundo ao consecutivo. Segundo ele a reciclagem permanente dos conhecimentos médicos é altamente benéfica aos pacientes. "Muito me entusiasma quando vejo um Conselho Regional de Medicina adotar esse tipo de medida. Isso demonstra a importância de entidades que se interressam pelo bem público. Sem esses cursos, dificilmente os médicos encontrarão tempo para estudar e se atualizarem. Está de parabéns o Cremero".

 O curso recebeu elogios também do médico vilhenense José Diogo que, pelo segundo ano, participa ativamente das oficinas e palestras. "A medicina sofre constantes atualizações principalmente no que concerne a tecnologia e esse curso muito nos aprimora nesse quesito, além de nos permitir contato com profissionais renomados como o médico Euler Ribeiro", disse.

A médica Rita de Cássia, secretária geral do Cremero, agradeceu o empenho e esforço dos médicos de Rondônia e elogiou a participação deles no curso. "O professor merece destaque, mas de nada adiantaria trazer especialistas se os médicos do Estado não tivessem interesse. Isso demonstra o quanto os profissionais daqui estão empenhados no desejo de melhorar a saúde pública".

Além de penemólogo, cardiologista e geriatra, Euler Ribeiro é PHD em gerontologia biomédica e já ocupou cargos de relevância como o de secretário de Saúde (dois mandatos) e secretário de projetos especiais do Amazonas. Dentre as atuações profissionais, o médico já atuou como diretor e professor da Faculdade de Medicina UFAM, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Amazonas (aposentado), deputado federal (três mandatos) – quando foi relator da reforma da Constituição Federal.

Depois de conversar com alguns dos médicos que participaram do curso e ter ouvido vários elogios sobre a qualidade das aulas do doutor Euler Ribeiro, a presidente do Cremero, Inês Motta, destacou a experiência do professor. Alem de dar aulas de gerontologia na Cadeira de Clinica Medica da UEA, Euler Ribeiro diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade UEA/AM (UNATI) e professor de pós-graduação da PUC-RS, UNB, USP, AGE-CENTER/SP, UERJ, UFPA.

Fonte: Ascom - Cremero

 

Gente de OpiniãoSábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho

Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho

Com uma trajetória de 17 anos marcada por dedicação e inovação, a Clínica Sorriso Mágico, localizada na zona sul de Porto Velho, consolidou-se como

Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024

Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024

Fortalecimento da atenção primária à saúde, atenção a municípios com maiores índices de vulnerabilidade e olhar humanizado. Desde o início da atua

Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024

Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024

Ponto de atendimento de urgência e emergência, o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII) atendeu, no segundo semestre de 2024, quase 20 mi

Gente de Opinião Sábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)