Quarta-feira, 3 de dezembro de 2008 - 16h33
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das mais conceituadas instituições de pesquisa do país, se prepara para instalar uma unidade em Rondônia em parceria com o Governo Estadual. A notícia foi anunciada nesta quarta-feira (03) durante uma reunião entre o governador Ivo Cassol, o secretário de Saúde, Milton Moreira, o médico pesquisador, Mauro Tada e o presidente da Fiocruz, Paulo Marchiori Buss, na Residência Oficial.
Ainda esteve presente a reunião o presidente do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais em Rondônia (Ipepatro), Luiz Hildebrando. O instituto, que já atua no estado em parceria com o governo e a Universidade Federal de Rondônia, encontra-se em processo de incorporação a Fiocruz.
De acordo com o secretário de saúde, a reunião com o governador foi um prelúdio da parceria. "Essa foi uma primeira conversa. A Sesau manterá assessores em contato com a Fiocruz para discutir a parte técnica da parceria, que será realizada por meio de convênios", explicou.
A unidade deverá ser construída em anexo ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), em Porto Velho, formando um complexo de saúde no estado. O terreno que abrigará a unidade será cedido pelo governo do estado.
Conforme informou o secretário, um evento científico-cultural está sendo preparado para março de 2009 pela Fiocruz/Ipeaptro e Sesau para discutir investimentos e trabalhos a serem realizados em Rondônia, como a implantação de mestrados e doutorados na área da saúde.
Para o governador Ivo Cassol, a presença de uma instituição de renome mundial no estado, como é o caso da Fiocruz, demonstra o nível de desenvolvimento que Rondônia vem apresentando e representará um progresso na saúde. "A presença da Fiocruz em Rondônia representará uma maior melhoria na saúde para a população", avaliou.
Durante a reunião, o diretor da Ipepatro, Hildebrando, falou do potencial da região amazônica para pesquisa e relatou os trabalhos que já vem sendo realizados pelo instituto. "Estamos realizando pesquisa com a secreção de sapos amazônicos a fim encontrar compostos ativos para defesa contra microorganismos".
Para o presidente da Fiocruz, Rondônia vive um momento de grande desenvolvimento em virtude da construção das usinas do Madeira, o que coloca o estado em destaque no cenário nacional. Aproveitando a oportunidade, ele finalizou a reunião convidando o governador a conhecer a sede da fundação no Rio de Janeiro.
Fiocruz
Criada em 25 de maio de 1900 - com o nome de Instituto Soroterápico Federal - a Fiocruz nasceu com a missão de combater os grandes problemas da saúde pública brasileira. Hoje, vinculada ao Ministério da Saúde, a fundação abriga atividades que incluem o desenvolvimento de pesquisas; a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais de referência em saúde; a fabricação de vacinas, medicamentos, reagentes e kits de diagnóstico; o ensino e a formação de recursos humanos; a informação e a comunicação em saúde, ciência e tecnologia; o controle da qualidade de produtos e serviços e a implementação de programas sociais.
Fonte: Decom
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu